Aracaju, 28 de março de 2024

Gilton Garcia recebe outorga do Colar do Mérito “Tobias Barreto”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

“Considero esta homenagem do Colégio de Procuradores de Justiça como uma das mais importantes que recebi durante minha trajetória”, disse, emocionado, o advogado, professor e político sergipano José Gilton Pinto Garcia, ao ser homenageado com a outorga do Colar do Mérito “Tobias Barreto”, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 26, na sede do Ministério Público de Sergipe.

Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a solenidade. Gilton Garcia agradeceu ao MP a honrosa comenda. “Agradeço aos ilustres membros do Colegiado, que por unanimidade, aprovaram a outorga deste Colar. Vislumbrei nesta homenagem o reconhecimento de meu desempenho como procurador-geral de Justiça. Encerro minhas palavras afirmando que neste momento recordo intensamente a figura inspiradora de meu pai Luiz Garcia, que foi meu ídolo, e nomeia esta sede (Edifício Luiz Garcia)”.

A trajetória política e cidadã de Gilton Garcia foi relatada pelo procurador de Justiça Moacyr Soares da Motta, durante a saudação que fez em nome do Colégio de Procuradores. “Aqui no Ministério Público, apesar do pouco tempo, um biênio, Dr. Gilton Garcia promoveu medidas destinadas ao fortalecimento da Instituição. Criou Procuradorias e promoveu a organização interna, seguindo o exemplo de seu pai Luiz Garcia, que em 1962 ao disciplinar o exercício do cargo de promotor público instituiu o concurso público para ingresso na carreira, medida estruturante e fundamental para a independência do Ministério Público. Hoje, o Ministério Público de Sergipe, por dever de justiça, outorga-lhe a sua maior honraria”, destacou.

Indicação

A indicação de Gilton Garcia para receber a condecoração foi apreciada de forma unânime pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça, em Reunião Extraordinária Especial realizada no dia 18 de dezembro de 2017.

“O Doutor José Gilton Pinto Garcia, ilustre homem público sergipano, com um inestimável currículo, projetou-se no cenário político estadual e nacional. (…) O homenageado, por seus títulos acadêmicos e por seus méritos funcionais, honra a tradição jurídica e política do Estado de Sergipe. (…) Gilton Garcia ilustra a história do Ministério Público de Sergipe, contribuindo decisivamente para a afirmação da instituição como Órgão essencial à administração da Justiça”, destacou o Colégio de Procuradores na Resolução da concessão da outorga.

Filho de Luiz Garcia e de Emília Marques Pinto Garcia, Gilton Garcia presidiu, por quatro anos, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (1975-1979), foi procurador do Tribunal de Contas do Estado e primeiro procurador-geral de Justiça (chefe do Ministério Público Estadual/1980 -1982).

Colar do Mérito “Tobias Barreto”

A outorga do Colar do Mérito “Tobias Barreto” foi instituída em 1989, através do Ato nº 04/89 do Colégio de Procuradores de Justiça, pelo então procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila.

O intuito é homenagear personalidades ou instituições que, por seus méritos e por suas ações, tenham se destacado no Estado ou nacionalmente, contribuindo para o aperfeiçoamento e engrandecimento da Instituição – Ministério Público.

Nos últimos 16 anos, esse é o quarto Colar do Mérito a ser concedido a autoridades.

Ministério Público de Sergipe

Foto: Celene Moraes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também