Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PIONEIRO DO BRASIL, PRAIA PARA TODOS COMEMORA 10 ANOS

Pioneiro no Brasil, projeto mudou o paradigma sobre acessibilidade nas praias

O PRAIA PARA TODOS, organizado e patenteado pelo Instituto Novo Ser, completa dez anos de atuação. A temporada promete ficar nas areias cariocas, da Barra (posto 3) e Copacabana (posto 5), até o final de abril de 2018. O objetivo é garantir momentos de lazer, acessibilidade e esporte às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A décima edição do projeto acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h.

O projeto oferece atividades gratuitas de banho de mar, vôlei sentado, frescobol adaptado, piscina infantil e handbike, com o auxílio de profissionais de educação física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, também, de voluntários.

Segundo Ricardo Gonzalez, idealizador do Praia Para Todos, atualmente o maior desafio do projeto é expandir esse modelo para outras praias. “É um modelo pioneiro e que deu certo. Depois das primeiras divulgações, o projeto se expandiu por outras cidades do Brasil. Com isso, mudamos esse paradigma de que uma pessoa deficiente não pode frequentar a praia. Precisamos alertar a sociedade sobre a acessibilidade. Se até a praia, que era um ambiente de difícil acesso, tonou-se acessível, outros lugares e setores precisam também ser”, ressalta.

O Praia Para Todos também já garantiu mudança na qualidade de vida e da autoestima dos participantes. Edson Nascimento, atualmente atleta e maratonista da modalidade handbike, é um exemplo de superação. Ele não praticava esporte e não frequentava a praia durante um tempo, até conhecer o Praia Para Todos, que transformou a sua vida.

Ao todo, são 50 pessoas envolvidas por dia para a realização das atividades. O Praia Para Todos, até o momento, já contemplou em torno de 6.000 pessoas diretamente e 18.000 indiretamente e conta com o patrocínio da Michelin.

Serviço:

Período: Até o final de abril de 2018

Sábados e domingos: das 9h às 14h

Barra da Tijuca – Posto 3

Atividades: banho de mar, vôlei sentado, frescobol e piscina infantil

Copacabana – Posto 5

Atividades: banho de mar, handbike, frescobol e piscina infantil.

Próximo ao metrô da estação General Osório

Por Thâmily Alves

Fonte Usina da Comunicação

Leia também