Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Audiência debate o papel da mulher na luta pela democracia no Brasil e na América Latina

8

Como forma de marcar a passagem da semana da mulher e atendendo a proposta do mandato da deputada estadual Ana Lúcia, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe, realiza, no próximo dia 07 de março, quarta-feira, a Audiência Pública “O papel da mulher na luta pela democracia no Brasil e na América Latina”.

O evento acontece a partir das 14h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Para debater o assunto na condição de palestrante, foi convidada Claudia Giannotti, jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Militante e pesquisadora sobre a memória da história de luta das mulheres, desenvolveu trabalhos na formação e organização das mulheres que atuam em diferentes movimentos.

“Na história da humanidade, as mulheres protagonizaram diversos movimentos de resistência e de luta pela democracia e pelos direitos sociais”, destacou a deputada Ana Lúcia, citando como exemplo a revolução russa, que teve início com a greve de mulheres tecelãs em São Petersburgo, em 8 de março de 1917.

Para Ana Lúcia, “No desafiador momento em que estamos vivendo na América Latina e sobretudo no Brasil, marcado pelo crescimento do conservadorismo e de ameaças à democracia, as mulheres tem papel fundamental na organização da sociedade para a resistência”

Grande expediente

Na quarta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, Cláudia Giannotti irá proferir nova palestra, desta vez no grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe, durante a sessão plenária. A palestra, que acontece a partir das 9h30, no plenário da ALESE, contará com o tema “Retrospectiva histórica do avanço dos direitos da mulher”.

Por Débora Melo

Foto assessoria

Leia também