Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

RENOVA BR TEM QUATRO SERGIPANOS EM SUA 1ª TURMA DE FORMAÇÃO

O RenovaBR, projeto criado para preparar novos talentos para as eleições deste ano, conta com quatro integrantes do estado de Sergipe em sua primeira turma. Entre os 100 aprovados para o programa de capacitação de lideranças políticas para promover transformações positivas no Brasil, estão os sergipanos Alessandro Vieira, Coronel Rocha, Milton Andrade e Saulo Vieira.

A meta é prepará-los para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-los a desenvolver a capacidade de diálogo e convergência para a solução de problemas do país.

O programa mescla aulas presenciais e à distância, com carga horária total de 240 horas, entre atividades obrigatórias e eletivas. O primeiro módulo presencial aconteceu entre 22 de janeiro a 02 de fevereiro, em São Paulo. Foram duas semanas de imersão em contato com profissionais de excelência nas áreas de Direito Eleitoral, Marketing Político, Liderança, Papel do Poder Legislativo, Teoria Geral do Estado, Práticas de Inovação na Política, entre outros temas. A segunda etapa presencial será entre os dias 14 e 16 de março, também em São Paulo, com foco em marketing político e segurança pública.

“Hoje, temos escolas de formação em negócios, gestão, empreendedorismo, mas não há uma formação para novas lideranças políticas”, justifica Eduardo Mufarej, idealizador do projeto. “Esses novos talentos, identificados a partir de um processo de seleção, serão preparados para fazer a renovação de que tanto precisamos na política brasileira”.

Além do curso, cada participante tem acompanhamento de um coach da Sociedade Brasileira de Coaching para aprimorar questões de liderança, propósito e foco na possível jornada a uma vaga ao Legislativo.

Os integrantes da primeira turma do RenovaBR recebem uma bolsa mensal de até R$ 12 mil para dedicação exclusiva ao treinamento. Para seguir no projeto até julho, prazo final do curso, os bolsistas terão de cumprir carga horária mínima de 200 horas e ter 80% de aprovação das avaliações feitas ao longo do semestre, além de seguirem alinhados com o propósito do projeto de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.

“É uma extraordinária oportunidade de conviver de forma intensa e ouvir pessoas de diversos estados, condições socioeconômicas e ideologias, compondo o variado mosaico brasileiro”, afirma o delegado de polícia Alessandro Vieira. “Nossa maior riqueza está na diversidade. As lições de diálogo e tolerância são essenciais para reconstruir o Brasil”.

“O RenovaBR abriu as portas para mim sem nenhuma contrapartida de ideologia ou agenda, apenas com o objetivo de preparar e projetar novos nomes no sistema político que possam agir com ética e transparência”, diz Coronel Rocha.

Processo seletivo

Mais de 4 mil pessoas de todos os estados se inscreveram no processo seletivo do RenovaBR. Os inscritos passaram por etapas de teste online, entrevistas e banca avaliadora, até que se chegasse à lista final de 100 aprovados.

Atualmente, o RenovaBR busca mais 50 nomes por um processo de “hunting” para iniciar a segunda turma de formação em março.

“Queremos pessoas da sociedade, livres das amarras da política atual, para discutir e buscar soluções para os principais problemas do país”, afirma Mufarej.

Conheça os sergipanos do RenovaBR

Alessandro Vieira tem 43 anos. É delegado de polícia em Sergipe há 17 anos e tem atuação destacada nas áreas de proteção a grupos vulneráveis, combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Já ocupou vários cargos na Polícia Civil como Delegado Geral da PC/SE. É especializado em Gestão Superior de Segurança Pública e atua como instrutor de diversos cursos do MJ/Senasp.

Coronel Rocha tem 50 anos. É coronel da Polícia Militar de Sergipe. Possui Doutorado em Segurança Pública e Mestrado em Direitos Humanos. É instrutor de Direitos Humanos da PM. A última função na PM foi Chefe de Inteligência e Chefe do Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos e já atuou no governo em cargos civis ligados à justiça e às medidas socioeducativas.

Milton Andrade tem 31 anos e atua como advogado, empresário e palestrante no Sergipe. É vice-presidente da CDL Aracaju e conselheiro do CEAPE/SE.

Saulo Vieira tem 32 anos, atua como advogado na área do Direito Societário, coordena a iniciativa Advogados Pela Liberdade em Sergipe, é ativista e palestrante desde Porto da Folha no interior Sergipano à Cartagena das Índias na Colômbia. Já concorreu a vereador em sua cidade e sendo hoje o primeiro suplente da coligação.

Loures Consultoria

Assessoria de imprensa

RenovaBR

 

 

 

Leia também