Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SEMINÁRIO SOBRE A DIVERSIDADE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

7

Ampliar a formação e qualificação técnica é um dos principais fatores para fortalecer nossas diversas manifestações culturais. Para isso é preciso a capacitação de todos os envolvidos nos processos de fazer e promover a cultura, seja grupos folclóricos, produtores e organizações culturais empresas patrocinadores ou mesmo doadores individuais.

Sergipe, embora pequeno em extensão, é extremamente rico em manifestações artísticas, principalmente nos tradicionais festejos juninos, que existem nos 75 municípios. E, por conta, da falta de recursos próprios para a realização desses eventos, o deputado federal André Moura (PSC) convidou o Ministério da Cultura para a realização de seminário, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), com programação gratuita e aberta ao público, para orientar sobre os mecanismos de captação de recursos e financiamento, a exemplo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Rouanet, da Lei do Audiovisual e também por editais para projetos específicos, lançados periodicamente pelo MinC. O convite foi feito ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão em audiência ocorrida na manhã desta terça-feira (27).

A manutenção do patrimônio histórico cultural sergipano, em São Cristóvão também foi discutida e André conseguiu viabilizar investimentos de aproximadamente R$ 3,8 milhões junto aos ministérios do Planejamento e da Fazenda para as obras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – restauração do Convento de São Francisco, do Museu de Arte Sacra e da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Também a restauração da Estação Ferroviária está em processo de licitação, e há outros quatro projetos em andamento – restauração do Sobrado do Balcão Corrido, da Prefeitura e da Casa da Câmara, além da normatização das intervenções no Centro Histórico. “Falta apenas a assinatura das ordens de serviço e iremos a Sergipe mais uma vez para darmos andamento a todas estas ações”, assegurou o ministro.

Manifestação Religiosa – Outro tema incluso na audiência entre André Moura e Sérgio Sá Leitão foi a realização de estudo para a recuperação da igreja matriz de Divina Pastora, tombada pelo Iphan por conta da história, tradição e arquitetura em 1943. Segundo o parlamentar, para Sergipe esta obra é de fundamental importância, pois todos os anos mais de 100 mil pessoas participam da tradicional peregrinação ao município, cuja fé remonta ao século XVIII.

Foto – AssCom/AM

Foto Marcelo Gomes

Leia também