Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Edvaldo expôs potencialidades de Aracaju em palestra no Congresso de Cidades

7

O prefeito Edvaldo Nogueira foi um dos palestrantes do Congresso sobre Cidades Inteligentes, nesta quarta-feira, 28, em Curitiba. O evento “Smart City Expo Curitiba”, cujo tema é “A inovação como motor do desenvolvimento econômico”, discute tecnologia, governança, inovação digital, sustentabilidade e desenvolvimento.

“Foi muito importante apresentar para gestores do país inteiro e de algumas partes do mundo o que temos feito para Aracaju se tornar uma cidade Inteligente. Como componente principal da nossa atuação neste tema está a população. Não adianta falar em cidades inteligentes sem o envolvimento das pessoas. É com este foco que temos trabalhado”, afirmou o prefeito.

No painel “Governando cidades em uma sociedade digital: Estratégias para cidades inteligentes”, Edvaldo abordou as ferramentas que estão sendo desenvolvidas em Aracaju para integrar as diferentes políticas pública no ambiente digital.

Em sua apresentação, o prefeito expôs as potencialidades de Aracaju e destacou os projetos que a atual gestão está desenvolvendo com o uso da tecnologia para melhorar a vida dos seus cidadãos. Ele relacionou o convênio de compartilhamento da fibra ótica do Tribunal de Justiça de Sergipe e o início da matrícula online na rede municipal de ensino. Também elencou os programas Aracaju na Palma da Mão, Aracaju Conectada, Iluminação Inteligente e Prontuário Eletrônico, que estão em fase de estudos.

“Como já declarei antes, acredito que as cidades são o centro do desenvolvimento neste século. As cidades são o lugar onde as pessoas moram, onde os serviços públicos são oferecidos. Então é justamente nas cidades onde a tecnologia será a grande aliada para o desenvolvimento, daí a importância das discussões sobre Smart City “, ressaltou Edvaldo.

Também participaram do painel André Gomyde, da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas; Guilherme Rangel, secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba; Marcos Henrique Marçal, gerente da Copel Distribuição; Frans-Anton Vermast, embaixador da Smart City Amsterdã, e Agustín Suarez, diretor geral de gestão digital de Buenos Aires.

Bastante aplaudido após sua apresentação, o prefeito recebeu de André Gomyde o convite para integrar a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. Além dele, o embaixador de Amsterdã, capital da Holanda, sugeriu firmar um intercâmbio com Aracaju, com foco em cidades inteligentes. As conversas serão iniciadas. Os secretários Jorge Santana (Indústria, Comércio e Turismo) e Luciano Correia (Comunicação) acompanharam o prefeito no evento.

Por Tirzah Braga

Foto: Gustavo Rocha/PMA

Leia também