Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PREFEITURA DE ARACAJU MONITORA AÇÕES PREVENTIVAS ÀS CHUVAS

SONY DSC

As chuvas intensas continuaram na capital aracajuana na madrugada desta quinta-feira, 1º de março. Com um volume de chuva já esperado, a Prefeitura de Aracaju segue atuando para minimizar ainda mais os eventuais transtornos causados à população. Preventivamente, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, a administração municipal elaborou um Plano de Contingência para enfrentamento dos efeitos das chuvas em Aracaju, que está sendo colocado em prática desde o início do ano passado.

Devido às ações planejadas e mais estruturadas, o considerável volume de água pluvial, que atinge a cidade, não deve causar grandes transtornos como em 2017.

Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal não registrou nenhum tipo de ocorrência nesta madrugada, identificando apenas a região Centro Sul da cidade como ponto crítico. As equipes realizaram rondas nos bairros Cidade Nova e Porto Dantas e informam que a previsão do tempo é de 12 horas de chuva contínua, principalmente, na região Sul de Aracaju.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) se manteve atenta ao trânsito da capital, principalmente no início da manhã desta quinta-feira, 1º de março, que é o período de maior fluxo de veículos do dia.

Os agentes circularam dando apoio em toda a cidade, realizando operação nos cruzamentos das avenidas Barão de Maruim e Gonçalo Prado e das ruas Lagarto e Arauá. A SMTT informa ainda que cinco semáforos apresentaram problemas, nas avenidas Barão de Maruim, Deputado Silvio Teixeira e Tancredo Neves, mas que dois já foram solucionados.

Emsurb

Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) têm atuado preventivamente, desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, com a desobstrução, manutenção e limpeza dos 65 canais existentes na capital. Dessa forma, os eventuais alagamentos ocorridos na cidade não estão relacionados à obstrução dos mesmos.

Com o início das chuvas, a empresa municipal se encontra em alerta intensificando o monitoramento dos 32 canais considerados de risco. A Emsurb também solicita o apoio da população, para que não joguem lixo nos canais, principalmente nos que ficam localizados próximos às marés, evitando, assim, transtornos para os próprios moradores.

Emurb

Nesta quinta-feira, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), um dos órgãos que fazem parte da força tarefa do Plano de Contingência, também atua na desobstrução e limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros, garantindo a manutenção da rede de drenagem da cidade. As ações das equipes se concentraram nas avenidas Euclides Figueiredo e Francisco Porto com Pedro Valadares, além de ruas no Centro da cidade e outros pontos de risco de Aracaju.

Foto assessoria

Por Tirzah Braga

Leia também