Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Aracaju se manteve em alerta devido à chuva

5

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 28, profissionais de órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estiveram atentos a eventuais transtornos que poderiam ser causados pela chuva. O alerta foi mantido durante todo o dia na capital sergipana. Quando acionados, os órgãos que fazem parte da força tarefa do Plano de Contingência, atuaram de forma rápida para evitar transtornos à população.

Defesa Civil   

As equipes da Defesa Civil realizaram trabalho de monitoramento em áreas com risco de incidência de alagamentos, inundações ou deslizamentos de terra, zona sul e zona norte.  De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, foram registrados o transbordamento do canal da avenida Airton Teles e a queda de uma árvore na avenida Edézio Vieira de Melo. Nos dois casos, o órgão acionou a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para reparar os eventos.

Emsurb

Profissionais da Emsurb se deslocaram para os locais onde existem canais que são considerados de alto risco. As equipes atuaram nos bairros Siqueira Campos, Santa Maria, Cidade Nova e Japãozinho e realizaram junto à Emurb, a desobstrução desses canais para evitar inundações. Vale ressaltar que essa ação ocorre a cada dois meses. No entanto, é intensificada no período de chuva conforme propõe o Comitê de Gerenciamento de Crise, instalado pela Prefeitura de Aracaju, em 2017. A população também pode ajudar, basta não jogar lixo nos canais, pois em dias chuvosos as consequências dessa ação podem ser desastrosas.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também esteve atenta durante toda essa quarta-feira. Os agentes se deslocaram para os pontos mais conturbados da cidade. Assim, a atuação mais ostensiva ocorreu nas avenidas Heráclito Rollemberg, Quirino, Beira Mar, Barão de Maruim, Tancredo Neves (na altura do Detran) e na rua Acre, locais onde são registradas as principais ocorrências em dias de chuva. Ao todo, quatro semáforos apresentaram problemas e foram normalizados.

Emurb

Os agentes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuaram na desobstrução da rede de drenagem e na limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros. Além disso, realizaram a manutenção da rede de drenagem da cidade para evitar ocorrências de alagamentos e inundações. As principais ações do dia ocorreram nas avenidas Euclides Figueiredo, Francisco Porto com a Pedro Valadares, e em algumas ruas do Centro e outros pontos de risco de Aracaju.

Fonte e foto PMA

Leia também