01/03/18 - 16:19:06

SECRETÁRIO DE JUSTIÇA ASSINA PORTARIA REGULAMENTANDO GTOP

O secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, assinou hoje, 1º de março, a portaria que regulamenta e insere na estrutura operacional da secretaria o Grupamento Tático de Operações Prisionais (GTOP), que passa para a responsabilidade do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe).

“Estamos dando um passo muito importante. O GTOP, que existia de fato, mas agora existe de direito dentro da estrutura da Sejuc, nos dá uma contribuição muito grande.  Para nós, é um avanço significativo”, disse o secretário Cristiano Barreto.

O coordenador do GTOP, Jailton Lima Santana,  também comemorou a assinatura da portaria pois, agora, o grupamento consta oficialmente na estrutura da Sejuc. O GTOP, que atua em todo Sergipe, tem como responsabilidade a custódia hospitalar dos internos, manter sobre seu controle os dados atualizados dos internos, inspecionar os aposentos onde estes ficarão internados, elaborar relatório mensal das atividades ao Desipe. Atualmente, três  presos – dois do sexo masculino e do um do feminino – estão internados num hospital de Aracaju.

Quando designado pelo Desipe, o GTOP, que conta com 10 agentes prisionais,  tem que fazer revistas nas unidades, levar internos para audiências, auxiliar em intervenções penitenciárias e reforçar as guaritas das unidades.

Foto assessoria

Por Antonio Carlos Garcia