Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Caminho sem volta

Não há consistência na propalada possibilidade de o governador Jackson Barreto (MDB) permanecer até o fim do mandato. Por que ele desistiria de concorrer ao Senado? Político setentão, JB sabe que ficar no governo significa carimbar a aposentadoria já em dezembro deste ano. Ao contrário, se concorrer e vencer as eleições, Jackson não apenas concretiza um antigo sonho de ser senador, como permanecerá influenciando no jogo político por, no mínimo, mais oito anos. Ademais, uma desistência agora significaria deixar os aliados a ver navio e correr o sério risco de perder o governo para a oposição. Sem contar que o recuo será visto como uma covardia, palavra inexistente no dicionário do governador, um político forjado nas lutas populares e que enfrentou com bravura os fuzis e baionetas do golpe militar de 64. Decididamente, Jackson não parece preparado psicologicamente para vestir o pijama da aposentadoria política.

Agora vai!

O PSB nacional tem como certa a candidatura do deputado federal Valadares Filho ao governo de Sergipe. Durante a abertura do Congresso Nacional do partido, ontem em Brasília, Vavazinho foi citado como um dos 10 pré-candidatos do PSB aos governos estaduais. A direção nacional da legenda aposta na juventude e densidade eleitoral de Valadares Filho, principalmente em Aracaju. Então, tá!

Uma campeã

E o vereador aracajuano Fábio Meireles (PPS) não mediu esforços para ajudar na viagem da judoca sergipana Alessandra Santos. Com apenas 15 anos, ela foi convocada pela Federação de Judô para participar de um estágio internacional na Croácia, Alemanha e Polônia. Segundo Meireles, a judoca já é uma vencedora, pois está entre as quatro melhores em sua categoria no Brasil. Legal!

Pinga-pinga

Iniciado ontem, o pagamento da folha de pessoal do governo, referente a fevereiro, só será concluído no distante dia 13. Amanhã, serão pagas as aposentadorias e pensões de quem ganha até R$ 3,5 mil. Os velhinhos que recebem acima disso vão ter que esperar por mais 12 longos dias. Os servidores que não botaram a mão na grana ontem, só terão os salários depositados no sábado da semana que vem. Haja sufoco!

Dose cavalar

A Secretaria da Saúde de Aracaju terá nove dias para afastar a suspeita de superfaturamento. O Tribunal de Contas de Sergipe jura que houve sobrepreço em compras de remédios e material hospitalar/odontológico. Pelo relatório do TCE, a Prefeitura comprou produtos por até 74% acima do preço real. Misericórdia!

País de fantasmas

Um prefeito do interior se diz espantado com o grande número de empresas fantasmas em Sergipe. Segundo ele, das cinco participantes de uma licitação no município, três não resistiram a uma simples visita técnica, por não possuírem instalações físicas. Uma tinha endereço falso. E os “empresários” ainda ficaram injuriados com o fato de o edital prever visita às instalações das concorrentes. Marminino!

 Barrados no baile

Quem foi condenado por abuso político e econômico, mesmo que anterior à Lei da Ficha Limpa, não poderá participar das eleições deste ano. Ao validar a aplicação da lei, o Supremo Tribunal Federal fixou que é no momento do registro da candidatura que se verificam os critérios da elegibilidade do candidato. Diante desta decisão, muitos políticos com pré-candidaturas tidas como imbatíveis viraram reles cabos eleitorais. Homem, vôte!

Tranca rua

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, o vereador aracajuano Carlito Alves (PRB) jura que o governador Jackson Barreto (MDB) era um macumbeiro dos bons. Segundo o parlamentar, ele e JB costumavam colocar despachos nas encruzilhadas e portas de cemitérios. Carlito fez tais afirmações ao criticar Jackson pelo “abandono em que se encontra a saúde pública”. Saravá, pé de pato, mangalô três vezes!

Deus-dará

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) denunciou que portadores de doenças raras podem viver anos sem o diagnóstico correto para o seu problema, além de não terem e sem o apoio necessário do governo. A demista sergipana lamentou as mortes recentes de pacientes de doenças raras por falta de acesso a medicamentos, um dos maiores problemas enfrentados por eles. É vero!

História de mulher

O documentário “Zefa da Guia: parteira do sertão” será exibido no Centro Cultural de Aracaju. Marcada para às 16h da próxima quinta-feira, a exibição faz parte das comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O documentário foi dirigido por Dida Araújo e Jaqueline Moura, formandos em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 30 de março de 1917.

Resumo dos Jornais

Leia também