Aracaju, 28 de março de 2024

Secult firma termo de cooperação com Arquidiocese

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
9

A parceria irá garantir nova equipe de colaboradores para o Museu de Arte Sacra

O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, e o arcebispo da Arquidiocese Metropolitano de Aracaju, Don João José Costa, assinaram um Termo de Cooperação entre as duas instituições, na manhã desta sexta-feira, 02 de março. No acordo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se compromete a ceder até quatro servidores e quatro estagiários para trabalhar na recepção de público e nas demais atividades administrativas do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.

“Este é um momento muito significativo porque nós precisamos destas parcerias para conservar este patrimônio que é religioso, mas acima de tudo, é cultural, pois consolida a história de Sergipe com imagens preciosas. É importante também por valorizar o município de São Cristóvão, que abriga a Praça São Francisco, que é Patrimônio Histórico da Humanidade. Então, agradecemos a Secretaria de Estado da Cultura por esta parceria”, afirmou o arcebispo.

Para o secretário, João Augusto Gama, o Termo consolida uma política de preservação do patrimônio, importante para a cultura do Estado. “Esse termo oficializa o Governo de Sergipe a ceder algumas pessoas para trabalhar na Fundação Museu. Com isso será possível garantir a instrumentalização e a manutenção deste Museu, que é tão importante para Sergipe e para o Brasil, pois tem um acervo histórico belíssimo”, argumentou.

A formalidade contou com a presença da equipe do Museu, da Arquidiocese e outras autoridades, entre elas, o prefeito municipal de São Cristóvão, Marcos Santana. “Esta parceria é importante, pois este é o quarto maior Museu de Arte Sacra do país, e sem este apoio, as possibilidades dele fechar as portas era real”, ressaltou.  O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão integra as edificações da Praça São Francisco, reconhecida 18 º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil.

Foto Pritty Reis

Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também