Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Semarh discute calendário de ações do Comitê de Bacia Hidrográfica

5

Na manhã desta quinta-feira, 1º, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, esteve reunido com os integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Piauí, que tem novo corpo diretor para o biênio 2018-2019. Em pauta, a organização de um calendário de ações a serem desenvolvidas este ano pelo Comitê.

Durante a reunião, o secretário fez questão de afirmar que a Semarh está de portas abertas para ajudar no que for preciso. Ele destacou ainda a importância desses organismos colegiados.

“Os Comitês são integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, cujo objetivo é garantir a gestão participativa, integrada e descentralizada da água. Temos uma Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) pequena de tamanho, mas enorme em suas ações, que vem ajudando de forma técnica no desenvolvimento dos Comitês”, disse Olivier.

O presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do rio Piauí, João Fontes Junior, agradeceu a presença do secretário e aproveitou a ocasião para elogiar um estudo que a SRH está fazendo para o enquadramento dos corpos d’água. Além disso, ele solicitou a criação da Agência Sergipana de Água.

“Fizemos toda uma programação para organização do calendário deste ano. Somos 16 municípios representados. O Comitê terá uma grande atividade este ano, inclusive no Fórum Mundial da Água, em Brasília. Conversamos sobre o estudo que está sendo feito para o enquadramento dos corpos d’água e, além disso, solicitamos a criação de uma Agência Sergipana de Água, para democratizar a gestão de recursos hídricos”, explicou.

João Fontes Junior também enalteceu o papel da Semarh, ao disponibilizar uma sala para que os Comitês de Bacias possam se reunir com frequência. “Hoje temos uma sala reservada para reuniões dos Comitês, coisa que não tínhamos antes. A Semarh também disponibilizou o corpo técnico da SRH para ajudar. É claro que queremos ter um planejamento estratégico, passar essas demandas para os integrantes do Comitê para que possamos ser inscritos nos eventos e mostrarmos o desenvolvimento das ações de implementação dos recursos hídricos de Sergipe”.

Foto: Lucas Noronha

da assessoria

Leia também