02/03/18 - 11:20:10

TJ volta a “legislar” pela CMA e Nitinho segue trabalhando contra CPI do Lixo!

Existem verdades que incomodam, que são difíceis de ler ou de ouvir, que mexem com a “vaidade dos homens”. Mas após dois recursos protocolados em 2017 e o anúncio da busca de uma nova “ferramenta jurídica” pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, contra a decisão unânime do Tribunal de Justiça de Sergipe determinando que a CMA instale, de imediato, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Lixo, este colunista tem que ir direto ao ponto: o vereador trabalha abertamente contra a instalação da CPI.

Por algum motivo que ainda não se sabe, o presidente da CMA não quer a instalação de nenhum procedimento investigativo contra a Prefeitura de Aracaju sobre a prestação deste serviço específico e isso é, no mínimo, não soa bem. E olhe que estamos falando do Poder Legislativo, aquele mesmo que tem a prerrogativa de fiscalizar tudo referente ao Executivo, mas que “estranhamente” demonstra profundo desinteresse. Nitinho usa sempre o argumento de que a oposição quer “politizar” a CPI, mas como se em 2018 não teremos eleição para prefeito ou vereador?

E outro detalhe: a Câmara de Vereadores é uma Casa técnica sim, mas acima de tudo é uma instituição política. Se os parlamentares não possuem condições de chegarem a conclusões técnicas, sobre determinado assunto, como o lixo, por exemplo, poderia o senhor Josenito Vitale explicar para este colunista e para a opinião pública qual seria a função social do vereador? Qual a importância do vereador, Nitinho? Será que o parlamento “apolítico” é apenas aquele que diz “amém” a tudo o que é encaminhado pelo Poder Executivo?

A terceira decisão do Poder Judiciário, e esta última de forma mais unânime, é para deixar qualquer um dos 24 vereadores de Aracaju envergonhados! Isso porque a CMA, respeitando algumas exceções e já pedindo desculpas pelo trocadilho, na atual legislatura praticamente não legisla! E coube ao colégio de desembargadores fazê-lo pelos parlamentares da capital que, diga-se de passagem, não estão cumprindo com o que se espera de suas atribuições e estão decepcionando a população do ponto de vista da representatividade.

Este colunista já disse certa vez e vai repetir: esta legislatura atual da CMA é uma das piores da história do parlamento do ponto de vista da defesa dos interesses da coletividade. Isso não quer dizer que todos não trabalham, mas que a maioria produz pouco ou é completamente improdutiva!           E chega a ser vexatória, para não dizer outra coisa, a insistência do vereador Nitinho, presidente do Poder, em trabalhar publicamente no sentido de que uma CPI não seja instalada. Ele desrespeita não apenas a decisão do Poder Judiciário, mas cria um desconforto institucional em se negar a investigar um fato de relevante interesse para a vida pública.

Desde quando sentou à cadeira de presidente da CMA, Nitinho demonstra ter ambição em um único projeto: a construção de um suntuoso prédio, no Centro Administrativo, em terreno doado pelo Estado. É do interesse sim, de toda a sociedade aracajuana, o detalhamento de todos os contratos firmados pela Prefeitura de Aracaju sobre a coleta do lixo, inclusive com apuração detalhada dos órgãos fiscalizadores sobre as supostas negociatas durante os períodos eleitorais, em especial de 2010 até agora. Resta saber até quando o Poder Judiciário sergipano vai aguardar, pacientemente, a boa vontade do presidente da Câmara e dos demais vereadores para instalarem a CPI do Lixo…

Veja essa!

Não chamem para o mesmo Centro Religioso o vereador de Aracaju, Carlito Alves (PRB) e o governador Jackson Barreto (MDB). Da tribuna da CMA, o parlamentar fez uma retrospectiva de seu passado, quando consumia álcool e drogas, e quando fazia “despachos de macumba” a mando de JB nos terreiros.

E essa!

Desde o discurso que o vereador tem sido instigado por setores da imprensa para detalhar a relação que mantinha com JB. Carlito, que é membro da Igreja Evangélica na atualidade, externa abertamente sua decepção com o político Jackson Barreto e condena o “cenário de destruição” em que se encontra o Estado de Sergipe.

Mais críticas

Em entrevistas nos programas de rádio, nessa sexta-feira (2), Carlito Alves disse que JB, enquanto governador, não fez nada pelo esporte sergipano e que o turismo do Estado não existe, não tem investimento. Ele disse que o secretário Almeida Lima (Saúde) é “prepotente, arrogante e que faz tudo do jeito que bem entende”.

 Fica ou sai?

O vereador disse que segue a linha de raciocínio do Pastor Heleno Silva e do deputado federal Jony Marcos (ambos PRB) e que seu partido tanto pode ficar no governo, apoiando Belivaldo Chagas (MDB), como já vem conversando com André Moura (PSC) e Eduardo Amorim (PSDB).

Afunda JB

Na avaliação deste colunista, as declarações de Carlito Alves já estão relacionadas com a disputa interna pelo Senado. Heleno é o nome do PRB para dividir a chapa, possivelmente com JB. Além do desgaste do governo, as críticas do presente e as lembranças do passado “afundam” ainda mais o projeto político de Jackson…

 Toma a vaga

Ainda fazendo uma leitura do que foi dito por Carlito Alves e diante do cenário político atual, este colunista alerta que, se reunir condições de disputar a eleição para senador, Heleno Silva tem sim chances reais de deixar Jackson Barreto sem realizar o sonho de chegar ao Senado Federal. E o PRB já está trabalhando para isso…

Exclusiva!

Para este colunista não será novidade alguma se, em breve, o PRB não repetir o gesto do PPS e anunciar sua adesão ao projeto político da oposição. Dentro do governo tem mais gente de outros partidos e até do MDB “preparando o pulo” na janela eleitoral que vem aí.

São Cristóvão

Alguém sabe explicar o que está acontecendo no município? O prefeito, até onde se sabe, está pagando os salários dos servidores em dia, mas acaba de perder o apoio de sete vereadores na Câmara. São Cristóvão parece não ter sorte com política e políticos. Tá amarrado!

Bomba!

Um político experiente analisou o cenário e pontuou: “se Jackson for para o Senado, Belivaldo promove umas mudanças e cria uma esperança; se JB fica, aí o galeguinho desiste e o governo acaba de vez. E prejudica o projeto político de muita gente”. E agora, José?

Sílvia Fontes

A deputada Sílvia Fontes (PDT), com toda razão, diga-se de passagem, ocupou a tribuna da Alese para sair em defesa das pacientes dos serviços de radioterapia do Hospital Cirurgia, que está com a máquina quebrada há quase 50 dias, comprometendo praticamente todo o tratamento e colocando vidas em risco.

Seriado de Almeida

Sílvia Fontes disse que esse assunto já foi muito além de uma “novela”, que dura cinco ou seis meses na televisão. “Hoje essa questão da radioterapia do Hospital Cirurgia é um verdadeiro seriado, daqueles que possuem várias temporadas e uma série de capítulos”. É o triste retrato da Saúde pública de Sergipe…

Solução

Fontes chamou atenção ainda para as conseqüências nas chances de cura dos pacientes que tiveram o tratamento interrompido. Ela apontou como possível solução para o tratamento dessas pessoas e a redução das filas de espera o encaminhamento de pacientes oncológicos para a Clinrad, especializada neste tipo de tratamento, que já possui convênio com o Governo do Estado para atender até 300 pacientes, mas até agora só teve encaminhado para o seu atendimento pouco mais da metade.

Cadê o dinheiro?

“Porque estes pacientes não estão sendo encaminhados para este tratamento? O secretário Almeida Lima, esteve aqui no ano passado e disse que ia realizar uma economia estratosférica, mas cadê essa economia? Onde está sendo investido esse dinheiro? Tem pessoas morrendo na fila de espera pelo tratamento do câncer. É preciso que o Governo e a Secretária de Saúde tenham ciência da responsabilidade sobre estas vidas”, exclamou a deputada, antes de convocar o secretário para prestar esclarecimentos sobre a situação.

PT esfriou

Confirmada a condenação de Lula em segunda instância e diante do “desinteresse da população” por esta “bandeira”, os petistas em Sergipe “esfriaram”. Até Rogério Carvalho, sutilmente, recuou. Tenta articular nos bastidores, mas a rejeição à legenda continua muito alta…

Lula x Ciro

A declaração de Lula de que o 2º turno da eleição presidencial em 2018 será novamente entre PSDB e PT, incomodou o também presidenciável Ciro Gomes. “Lula parece não perceber o que acontece no País”, rebateu o Pedetista. O pior é que o ex-presidente sabe, e muito bem, o que ocorre e como as coisas funcionam…

Zé do Sertão

Quem celebrou idade nova essa semana foi o folclórico leitor desta coluna e amigo Zé do Sertão. Figura conhecida dos bastidores da política de Sergipe e dos gabinetes em BSB, Zé recebeu a congratulações de membros de toda a imprensa e de políticos de várias legendas e gerações.

Fala Bigode!

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) apresentou uma indicação na CMA defendendo que as escolas da rede municipal tenham detectores de metais para a segurança de alunos e professores. Não seria mais econômico e eficiente garantir a presença de guardas municipais preservando a ordem nesses prédios públicos?

E se estiver armado?

Diante da proposta do vereador, como perguntar não ofende nunca, se o aluno passar no detector de metais e a máquina acusar que aquela criança ou adolescente está armada, quem será responsabilizado? Os pais? E quem vai fazer a abordagem ao estudante armado? Não seria mais prudente uma ampla campanha para conscientizar?

Denúncia grave

O radialista Gilmar Carvalho, da Mix FM, externou nessa sexta-feira (2), uma séria denúncia da presidente do Sindicato dos Servidores de São Cristóvão, Cristina Gentil, que teria sido ameaçada por outros dois sindicalistas porque estaria denunciando supostos esquemas de desvio de recursos do imposto sindical.

Sergipe e o crime

Como se não bastasse a onda de violência que aterroriza o Estado, com tantos homicídios acontecendo diariamente, agora virou moda em Sergipe ameaçar e promover atentados contra sindicalistas. Um já foi assassinado, recentemente. O que falta para uma intervenção federal também na SSP daqui?

Salários parcelados

O Governo do Estado manteve o parcelamento dos salários dos aposentados e pensionistas. Neste sábado (3) recebem até R$ 3,5 mil; a segunda parcela só sai dia 13. Os demais servidores públicos vão receber seus rendimentos de fevereiro no próximo dia 10.

Eduardo Amorim

O empenho do senador Eduardo Amorim (PSDB) em prol do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) segue colhendo resultados positivos para a instituição. Prova disso é a convocação de mais 195 aprovados (áreas médica, assistencial e administrativa) no concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para lotação no HU-UFS, em Aracaju. A convocação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de fevereiro do corrente ano.

Ângela Silva

“A convocação desses servidores é de suma importância para o funcionamento, principalmente dos novos serviços que o HU precisa implementar (oncologia, transplante, novos equipamentos). Todos esses equipamentos e serviços só terão funcionamento com a convocação dessas pessoas”, afirmou a superintendente do HU-UFS, Ângela Silva.

Fábio Meireles

O vereador Fábio Meireles (PPS) não mediu esforços para ajudar à judoca sergipana Alessandra Santos, de 15 anos, convocada pela Federação de Judô para participar de um estágio internacional durante 14 dias na Croácia, Alemanha e Polônia. Nas palavras do vereador, que colaborou para custear as despesas da atleta durante a viagem, “a judoca não está indo para ser campeã, pois ela já é uma vencedora”. Alessandra está entre as quatro melhores em sua categoria e já trouxe diversas medalhas nacionais e regionais para o Estado.

Juvêncio Oliveira I

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) solicita do presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, que seja feita uma reforma na sustentação da calçada pública que fica entre a Rua Siriri e a Avenida Pedro Calazans. De acordo com Juvêncio, os próprios moradores relataram que a calçada encontra-se deteriorada, correndo o risco de desabamento por causa de infiltrações, assim como, pela falta de manutenção.

Juvêncio Oliveira II

“A outra solicitação foi referente à instalação de um quebra-molas entre as Ruas Siriri e Divina Pastora , com o intuito de proporcionar maior segurança para os pedestres que transitam na região. Com isso, sem dúvidas, iremos diminuir o número de acidentes no local,”, pontuou Juvêncio Oliveira.

Minicurso

A 7SET Comunicação Estratégica, com apoio do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor/SE), realiza no próximo dia 10, o primeiro minicurso de Assessoria de Imprensa ministrado pela jornalista Katia Santana, assessora de imprensa há mais de 10 anos, mestre em letras pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em jornalismo político; assessoria de comunicação e docência do ensino superior, além de líder coach.

 Capacitação

A iniciativa visa atender a estudantes de comunicação e profissionais que desejam se capacitar na área de assessoria de imprensa. O minicurso será realizado na Sociedade Semear, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Todos os participantes receberão certificado de oito horas. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones 3003-4881/99113-3016.

Câncer de Pulmão I

Foi realizada no auditório da clínica Onco Hematos uma palestra sobre Câncer de Pulmão para os profissionais que integram a equipe multidisciplinar da clínica. A palestra foi ministrada pelo oncologista clínico Dr. Thiago Menezes, que abordou o tema para destacar o tratamento de 1ª linha do Câncer de Pulmão não pequenas células. Durante a palestra, o oncologista mostrou estudos atualizados sobre o tema e falou sobre a importância da Imuno-oncologia para o tratamento deste câncer, que é tão comum entre fumantes ativos e passivos.

Câncer de Pulmão II

De acordo com o oncologista, o câncer de pulmão é o mais incidente no mundo, com 1,8 milhão de casos. No Brasil, é o 2º maior em homens e o 3º em mulheres, entre os mais incidentes. “Nos últimos 10 anos o câncer de pulmão vem mudando muito o seu tratamento, principalmente as subespecificações de terapias imuno-mediada, isso faz com que a gente precise sempre está se atualizando para oferecer o que tem de melhor na atualidade para os nossos pacientes. Isso dá um ganho de sobrevida e qualidade de vida para os pacientes”, enfatizou.

Tabagismo
Dr. Thiago destacou também que a principal causa do Câncer de Pulmão ainda é o Tabagismo. “90% dos pacientes que tem diagnóstico de câncer de pulmão existe associação direta com o cigarro, seja como fumante ativo (aquele que fuma) ou fumante passivo (aquele que está próximo de quem fuma inalando a fumaça). Esse é o grande desafio para combater o câncer de pulmão, se a gente conseguir diminuir drasticamente o uso do cigarro, a gente diminui a incidência e vai melhorar muito a vida dos pacientes”, disse o médico oncologista.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com