Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O TEMPO SERÁ DE JACKSON

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (MDB) já está cansado de repetir que deixará o Governo e disputa o Senado. Mas a imprensa insiste em perguntar. Pior: ainda expõe em manchete, usando praticamente as mesmas palavras. Há razões para tanta repetição, sem que o leitor reclame. Aliás, Sergipe tem o melhor leitorado do mundo. Não reclama de nada. Nem mesmo dos exageros de uma imprensa escandalosa, denuncista e interesseira. Incluo-me nela, antes que cheguem as pedras.

Jackson Barreto agora mudou de tom. Deixa o Governo, mas na hora dele. Nada de ouvir aliados que dividem opiniões quanto o período da desincompatibilidade. JB tem até o dia 7 de abril para permanecer com mandato. Mas tem apressados e acomodados que sugerem a saída urgente do governador ou que ele permaneça até o final do mandato. Essa pressão tem – que apressa e acomoda – tem provocado estresse a JB, já acossado pelas dificuldades expostas pelo seu Governo.

Quanto à mudança do secretariado, principalmente do da Saúde, Almeida Lima (MDB), Jackson disse que não pedirá para ele ficar, mas elogiou o seu trabalho de tal forma que deixa clara sua vontade que Lima se mantenha no cargo, embora essa será uma decisão do vice-governador que assume, Belivaldo Chagas, candidato à reeleição. Não é bem esse desejo do sucessor, mas também não lhe interessa desapontar Jackson, com quem se aprofundou politicamente.

Mas o fator Almeida Lima pode causar dissabores. Nem tanto por ele, mas pela candidatura do genro Breno Silveira à Assembleia Legislativa. Deputados que tentam a reeleição acham que ele é protegido pelo sogro e pedem seu afastamento urgente. Que não seja agora, mas logo após o afastamento de Jackson.

Mudanças devem ocorrer no secretariado, mas não há nada definido. Em um Governo de coalizão qualquer troca de pessoal depende muito do bloco e apoio, que forma a chamada base aliada. Sobre esse assuntos ainda se terá muitos comentários.

SOBRE A DÚVIDA DE JACKSON

Segundo uma fonte muito próxima a Jackson Barreto (MDB), ele tem ficado em “duvida entre sair ou ficar à frente do Governo”.

Jackson está vivendo sob pressão em relação a isso.

ÀS VEZES SE MOSTRA INDECISO

Jackson Barreto às vezes tem se mostrado indeciso, inclusive pela pressão de alguns dos seus familiares para ele ficar e em razão da situação do Estado.

JB deveria ter dado mais explicações sobre a situação de como pegou Sergipe.

LEMBRAM SUGESTÕES PASSADAS

Tem um dos seus aliados históricos que mostra gravações sobre “o pedido que Jackson fez para não votarem nele, caso ele volte a se candidatar”.

Isso aconteceu há três anos e ainda mexe com JB.

ESSA QUESTÃO FOI SUPERADA

Os aliados de JB que defendem sua candidatura ao Senado dizem que isso não atinge o eleitor e citam a sua posição nas pesquisas sobre as eleições de 2018.

– O momento mudou e a presença de Jackson no Senado é importante, disse.

TEM FEITO APELOS PARA OBRAS

O governador, inclusive, tem cobrado dos seus aliados mais ação e agilidade para obras, porque pretende inaugurá-las até a sua saída, que será no final de março.

Jackson Barreto quer deixar, inclusive, os salários em dia.

HÁ NECESSIDADE DE CALMA

Entre os aliados percebe-se preocupação: tem auxiliar que defende que Jackson fique, assim como outros acham que ele deve sair o mais cedo possível.

O fato da pressão para sair mais cedo, o faz pensar que querem se ver livre dele rápido.

RECURSO COMEÇA DIA 06

O TSE já pôs em pauta a questão de processos dos parlamentares de Sergipe. Vai julgar uma parte dos acusados dia 06 de março e outra no dia 13.

Todos os julgados ainda podem recorrer ao STF.

PÔS AUXILIAR DE ACUSAÇÃO

Segundo ainda o parlamentar, uma das legendas fortes em Sergipe está com um auxiliar da acusação em Brasília, contra os que respondem a processo.

É que tem suplente para assumir mandato e disputar reeleição.

CONVERSA COM MENDONÇA

O senador Valadares (PSB) teve uma rápida conversa com o pré-candidato ao Governo pelo DEM, Mendonça Prado, e falou sobre a possibilidade de composição.

Os dois voltarão a conversar mais adiante.

ISSO ANIMA TODOS OS ALIADOS

Já há uma animação visível entre membros do DEM e do PSB em relação à composição dos dois partidos para disputar o pleito majoritário de outubro.

A euforia mostra que estarão esperançosos.

TAMBÉM COM JONY MARCOS

O deputado federal Jony Marcos também esteve com o senador Valadares e pediu para que tenham uma conversa política, com a presença de Heleno Silva.

Vai acontecer, mas não há data marcada.

MANUAL PARA POLÍTICOS

Nos manuais políticos a orientação é que se faça graça para Deus e o diabo. Frequentar missas, acompanhar procissões, cultos evangélicos e centros espíritas.

E uma ‘macumbazinha’ para os orixás abrirem os caminhos…

SOBRE BUSCA AO PSB

Parte significante do bloco de oposição acha que nem André Moura e nem Eduardo Amorim devem procurar o PSB, que sem grupo “navega em mar revolto”.

Acha que os “Valadares podem naufragar”.

REUNIÃO COM OPOSIÇÃO

O bloco oposicionista se reuniu ontem com André e Amorim. O pessoal lembrou o acordo para apoiar Valadares Filho a prefeito em 2016, que não foi cumprido.

Hoje a oposição quer reagir ao descumprimento.

ENTENDIMENTO À VONTADE

O pessoal disse a André e a Amorim que eles podem fechar acordo com qualquer partido ou grupo que quiserem sem precisar consultá-los.

– Agora não procurem os Valadares. A gente quer vê-los formar um grupo.

A HORA SERÁ A DE JACKSON

Deputados do MDB ameaçam trocar de partido caso seja definida uma chapinha para o Podemos disputar as eleições a deputado estadual.

O pessoal quer que o Podemos também entre no chapão.

REUNIÃO PARA TIRAR ALMEIDA

Semana passada houve reunião de seis deputados no gabinete de um deles. Em pauta: pressão para o afastamento do secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB).

Não agora, com JB, mas logo em seguida com Belivaldo Chagas.

TELEFONEMA PARA JONY

Jackson Barreto ficou muito chateado com o PRB, pelas declarações do vereador Aldo – do partido – que o chamou de macumbeiro e isso se espalhou pelas redes.

JB telefonou para o deputado Jony Marcos e pediu uma posição do partido

Notas  

Economia em depressão – Gleisi Hoffmann diz que economia esta em depressão, que é um estágio longo, alterna período de recessão com crescimento baixo. Daqui pra frente, com essa política suicida, teremos apenas “voos de galinha”, desemprego alto e persistente, precarização dos empregos e aumento das desigualdades e da pobreza.

0x0

Contra intervenção – Um grupo de organizações da sociedade civil protocolou nesta ontem uma representação na PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o decreto da intervenção federal no Rio de Janeiro. A ação foi anunciada há duas semanas pelo presidente Michel Temer. A sociedade civil prefere a violência.

0x0

Lava Jato se mantém forte – O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, disse que a Operação Lava Jato continuará “forte”. Galloro assumiu ontem o comando da PF no lugar de Fernando Segóvia. Galloro dará continuidade ao trabalho da PF contra a corrupção e sem tentar proteger bandidos de colarinho branco.

0x0

Ciro vê Lula fora da eleição – O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato a presidente pelo PDT, disse a uma rádio do Ceará, segundo o R7, que “Lula está fora da eleição e isso aumenta a minha responsabilidade”. Ciro disse também que criminoso condenado pela Lava Jato vai apoiá-lo no segundo turno:

0x0

Estufa caseira de maconha – Agentes da Polícia Civil de Brasília encontraram ontem uma estufa caseira para cultivo de maconha em casa no Núcleo Bandeirante. Policiais cumpriam mandados de busca e apreensão, no âmbito da Operação Theya, deflagrada com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas na capital federal.

0x0

Temer no rol de investigados – Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou pedido da Procuradoria-Geral da República para incluir o presidente Michel Temer no rol de investigados de um inquérito que investiga o suposto recebimento de recursos ilícitos repassados pela empreiteira Odebrecht em 2014.

Conversando

Chuvas de março – Chuvas de março já inundaram ruas e avenidas de Aracaju logo no primeiro dia do mês. E olha que ainda há muita água a cair.

Excesso de calor – Apesar das chuvas, Aracaju permanece com altos níveis de temperatura, acima dos que marcaram em anos anteriores.

Minimizar efeitos – A Prefeitura de Aracaju segue atuando para minimizar ainda mais os eventuais transtornos causados à população pelas chuvas.

Equipe de trabalho – O pré-candidato a governador pelo DEM, Mendonça Prado, já está montando equipe de trabalho para a pré-campanha eleitoral.

Trocar equipe – Um provável candidato a governador deve trocar a equipe de marketing, em razão de excessos cometidos nas redes sociais.

Evaldo em vídeo – Professor Evaldo Campos está expondo vídeo em que fala sobre a importância do voto para salvar o Brasil da corrupção e dos desmandos.

Qual novidade? – Subtenente Edgard pergunta: “Qual a novidade no desvio de dinheiro no congresso nacional? Um lugar cheio de corruptos”.

Blog Arrepare – O jornalista Osmário Santos está concluindo o seu blog diário na internet, com um titilo bem característico: “Arrepare!”.

Tudo como antes – As eleições de outubro não acenam para uma reação dos eleitores à busca de mudanças. “Tudo ficará como antes no quartel de Abrantes”.

Leia também