Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Aracaju é representada no 1º Fórum Nacional de Secretários de Esportes

5

Com o objetivo de criar um espaço inovador de compartilhamento, articulação, cooperação técnica e debate, além de propor diretrizes para planejar novos rumos para a efetividade das políticas municipais de esportes e lazer nas diferentes regiões do Brasil, foi realizado o I Fórum Nacional de Secretários de Esportes das Capitais neste sábado, 3, em São Paulo. O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, foi um dos 14 gestores que estiveram presentes no evento.

Durante o Fórum, profissionais da área apresentaram suas trajetórias e mecanismos de captação de recursos para o desenvolvimento das políticas de esportes e lazer, com a expectativa de aproximar as agendas municipais, afim de incentivar práticas de atividades físicas como instrumentos da promoção de qualidade de vida da população nas cidades brasileiras.

O secretário Jorge Araujo Filho destaca que a participação no Fórum foi importante para a troca de informações e conhecimento e, com isso, facilitar a construção de políticas públicas que propiciem o fomento cada vez maior do esporte na capital sergipana. “Nós temos buscado desde o primeiro momento que assumimos a pasta implementar uma série de projetos que pudessem ajudar a população aracajuana a ter uma melhor qualidade de vida. Esta é a base do programa de governo do prefeito Edvaldo Nogueira”, pontua.

“Nossa participação no Fórum mostra que estamos no caminho certo e que através da troca de experiências, podemos aprimorar aquilo que já é feito dentro do programa estratégico da Prefeitura de Aracaju, e implementar novas ideias já consolidadas em outras capitais. Esse contato com outras realidades faz com que tenhamos uma visão macro de gestão esportiva no Brasil e quem mais ganha é Aracaju”, finaliza Jorge Araujo Filho.

O educador físico Márcio Atalla abriu o ciclo de palestras abordando temas de como a atividade física pode ser incluída no dia a dia e transformar a saúde e a qualidade de vida de toda a população. Aline Akemi Freitas, mestre em Direito, com experiência no relacionamento de governos com entidades da sociedade civil, abordou temas relacionados a legislação para a captação de recursos para o esporte. E Marcelo Negrão, medalhista olímpico e embaixador do esporte, falou sobre a trajetória como atleta e seu trabalho à frente da entidade Embaixadores do Esporte.

A realização do Fórum foi da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo e a empresa Now Sports, com o patrocínio do Banco do Brasil. Ao final, foi assinado um protocolo de intenções decidindo que a segunda edição do evento deverá ser em Brasília, com o intuito de envolver o Ministérios do Esporte.

Fonte e foto assessoria

Leia também