Aracaju, 28 de março de 2024

SES DIZ QUE REDUZIU GASTOS APÓS DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Medidas que visam a contenção de gastos públicos têm sido adotadas pela atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), possibilitando assim novos investimentos e aquisições para a melhoria dos serviços assistenciais prestados à população. Tais medidas entram em concordância com o Decreto 30.958, emitido no último mês de fevereiro, pelo Governo de Sergipe, que altera outro decreto, o de número 29.590, que dispõe sobre a redução dos gastos com custeio e despesas com pessoal no âmbito da administração pública estadual, além de outras providências.

A nova publicação considera a necessidade de redução de gastos mensais na administração pública, como forma de priorizar o cumprimento das folhas salariais de ativos e inativos, bem como a eficácia do serviço público prestado aos cidadãos usuários. De acordo com a diretora financeira da SES, Vera Lúcia de Oliveira, algumas reuniões foram realizadas entre gestores, a fim de que fossem definidas as ações que correspondem ao decreto.

“Foram sugeridas por diversos participantes, medidas de contenção de gastos em consumo de água, energia, racionalização do uso de papeis e impressões, telefones, compras efetuadas em almoxarife, entre outros aspectos. Tais medidas foram fundamentadas na atenção dada à manutenção da assistência prestada ao usuário do Sistema Único de Saúde [SUS]. A redução de custos já era premissa da SES, em sua atual gestão, o que possibilitou a ampliação e reorganização dos serviços assistenciais disponibilizados em suas diversas unidades gerenciadas”, detalhou Vera Lúcia.

Entre as ações desenvolvidas por meio da redução de gastos, está a compra de três novos tomógrafos e o reparo realizado em três outros aparelhos que já estavam sendo utilizados nas unidades da Rede Estadual de Saúde. Também por meio de medidas econômicas, a SES dinamizou a retomada do tratamento de braquiterapia, utilizado em pacientes com câncer, realizando também serviços de ampliação em unidades, como os hospitais regionais de Estância, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Aquisições de novas ambulâncias e de veículos de pequeno porte para serviços logísticos também podem ser agregados aos resultados da contenção de gastos.

O aluguel do imóvel onde atualmente funciona o Centro Administrativo da Saúde, localizado no bairro Ponto Novo, representa a concentração de serviços e a geração de uma economia mensal orçada em 90 mil reais, valor que será ainda maior se considerados os gastos com manutenção. Antes, as atividades de gestão e logística da SES eram desenvolvidas em seis prédios, que juntos somavam 240 mil reais mensais em valores de alugueis.

Com o novo centro, estão reunidos em um só local a garagem da SES, que esteve situada num imóvel da Rua Alagoas e custando 30 mil reais de aluguel; o almoxarifado central, que esteve localizado na Rua Laranjeiras e custava 20 mil reais por mês; a Central de Logística, antes situada num galpão localizado no Distrito Industrial de Aracaju, e alugado por 120 mil. O novo prédio abriga ainda a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), antes instalada numa casa, na Travessa Jucá Barreto, alugada por 20 mil reais, e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), que ocupava oito andares do Edifício Sergipe, de propriedade do Estado, custando cerca de 50 mil por mês em despesas de condomínio.

“Todas essas ações são parte de uma estratégia de gestão adotada em conformidade com o Governo do Estado, que cuida das pessoas com trabalho. Planejamento é uma questão de visão”, finalizou o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também