Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Atletas de diversos estados participarão da Corrida Cidade de Aracaju

4

A Corrida Cidade de Aracaju já é tradição. Consolidada como uma das maiores competições do gênero no Norte/Nordeste, a corrida chega à sua 35° edição em 2018 e acontece no próximo dia 17 de março, comemorando os 163 anos da capital sergipana. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), neste ano, não são apenas atletas profissionais e amadores locais que disputarão os R$ 100 mil em prêmios: a competição atraiu corredores de todo o Brasil.

Um desses atletas é Bruno Henrique Cardoso, 32, que mora em Lauro de Freitas, na Bahia. Ele sempre correu apenas por hobby, mas a partir de 2011 buscou se profissionalizar. “Comecei a buscar assessoria para melhorar meu condicionamento físico, mas meu objetivo nunca foi o pódio e sim buscar superação e praticar um esporte. Me apaixonei pela corrida porque é um esporte que você pode praticar em qualquer lugar, não é como a musculação, por exemplo”, afirma.

Mesmo não buscando o pódio, nos últimos sete anos, Bruno já acumula mais de 100 medalhas e já participou de corridas em Buenos Aires, na Argentina, São Paulo e Feira de Santana. Essa será a sua terceira participação na Corrida Cidade de Aracaju. “Este será o meu primeiro desafio de 2018 e estou treinando muito porque esse é um percurso muito técnico, cheio de ladeiras. Eu adoro a corrida de Aracaju, pela organização e pela energia da cidade. Já faz parte do meu calendário”, completa.

Bruno é um dos 413 atletas baianos que vão fazer a prova em Aracaju. O estado vizinho é o que mandará mais corredores para a competição. Além da Bahia, outros estados próximos também estão representados: de Alagoas virão 48 competidores e mais 17 de Pernambuco.

Além dos vizinhos, ainda tem gente que vem de bem longe. Como os 22 que vêm de São Paulo, os quatro do Rio de Janeiro e os seis do Ceará, entre outros. No total, entre os mais de 3.000 atletas inscritos na competição, 30% são oriundos de outros estados.

Como é o caso da paulista Monica Opipari, que irá correr os 24 km. Essa é a primeira vez que a atleta participará de uma competição em Aracaju. A corredora de 58 anos pratica o esporte há 20, e já participou de competições na Alemanha, Argentina, Estados Unidos e em diversos estados do Brasil. Mônica soube da Corrida Cidade de Aracaju através de seu treinador e, desde então, se prepara para a competição. “Estou treinando muito, pois ainda não conheço o percurso. Fiquei sabendo que a cidade é muito quente e o percurso tem muitas subidas, mas estou confiante”, acredita.

Flávio Egídio Barbosa, de Maceió, Alagoas, tem 50 anos de idade e corre profissionalmente há 10, participando, aproximadamente, de dez corridas por ano, sempre ao lado da sua esposa. Ele já participou de competições internacionais, como a Maratona de Amsterdã, na Holanda. Essa será a sua primeira vez em Aracaju. “Soube da corrida através da internet, por um site especializado. Procurei saber com amigos que já fizeram o percurso e me falaram muito bem, principalmente da organização”, afirma.

A corrida

A prova contará com três percursos. O tradicional, de 24 km, com largada da cidade histórica de São Cristóvão, para simbolizar a mudança da capital, e as outras opções de 10 km e 5 km. As largadas serão dadas, simultaneamente, às 16h. A chegada de todas as provas será na Praça Inácio Barbosa (Praça do Mini Golfe), em Aracaju.

Com 35 anos de história, a corrida, pela primeira vez, teve seu lançamento realizado com dois meses de antecedência, marca inédita se comparada aos anos anteriores. Nas primeiras cinco horas após a abertura, o sistema onde os atletas fazem a inscrição já contabilizava 500 inscritos.

Foto Marco Vieira

Leia também