06/03/18 - 14:20:24

Prefeitas recebem na Alese a Medalha Deputada Quintina Diniz

Prefeitas sergipanas receberam no início da noite desta segunda-feira, 05,durante Sessão Especial no plenário da Assembleia  a Medalha Deputada Quintina Diniz. A homenagem foi feita por meio do Conselho de Deliberação composto pelas deputadas estaduais Ana Lúcia Vieira (PT), Goretti Reis (MDB), Maria Mendonça (PP) e Silvia Fontes (PDT). A iniciativa da Medalha Deputada Quintina Diniz é da ex-deputada Susana Azevedo. De forma unânime, as prefeitas destacaram nos discursos que “lugar de mulher é na política e em todo lugar”.

Momento da entrega dos certificados e medalhas

“Quando eu cheguei aqui na Casa já existia essa resolução e a prática de fazer as reuniões com as parlamentares, que escolhem no consenso, os nomes. Esse ano a deputada Goretti fez a proposta de indicar as prefeitas porque nós precisamos acelerar e convencer a população de que as mulheres devem ocupar melhor os espaços de poder e nesse sentido consensuamos que as prefeitas deveriam receber a Medalha de Mérito Quintina Diniz”, ressalta a deputada Ana Lúcia presidente do Conselho de Deliberação sobre a honraria.

A parlamentar destacou que a professora Quintina Diniz foi a primeira deputada do Estado de Sergipe. “Ela era uma intelectual, uma professora, catedrática do Instituto de Educação Ruy Barbosa, tinha a sua própria escola na cidade de Laranjeiras e participou de todo o movimento  em defesa do voto feminino. Foi a primeira mulher a colocar seu nome para uma disputa eleitoral, saindo vencedora e passando a ser a primeira deputada estadual de Sergipe”, enfatiza.

Saudação

As homenageadas foram saudadas na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, pela deputada Maria Mendonça. No discurso, a parlamentar destacou a experiência da professora Quintina Diniz oportunizando acesso ao conhecimento e à cultura.

“Aos 17 anos, ela iniciou em sua terra natal, a carreira no ensino formal, numa escola dirigida pela mãe. Mudou-se para Aracaju, fundando em 1906, o primeiro colégio para moças, o Colégio Santana. Quintina Diniz foi também catedrática na Escola Normal (Instituto Ruy Barbosa). Nunca foi casada, mas tornou-se a mãe intelectual de centenas de jovens e de sobrinhos. Era oradora eloquente, poetiza lírica e mística, se tornou a primeira deputada estadual por Sergipe, destacando-se não apenas pela oratória, mas pelas posições coerentes que tomava. Por todo o seu exemplo de vida e pelo indiscutível legado, este poder legislativo escolheu a medalha Quintina Diniz para homenagear as mulheres”, ressalta enfatizando o apreço às prefeitas e a necessidade de continuarem buscando a igualdade e lutando em prol dos ideais.

Homenageadas

Entre as homenageadas, as prefeitas de Capela, Silvany Yanina Mamiak Sukita; de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Silva; de Malhador, Elayne Oliveira de Araujo; de Riachuelo, Cândida Emilia Sandes Vieira Leite e de Monte Alegre, Marinês Silva Péreira.

“Pra gente que tem um papel fundamental dentro da sociedade, é mais um incentivo para a gente estar trabalhando cada vez mais pelo nosso povo e eu agradeço à Assembleia Legislativa por essa honraria. É motivo de orgulho para nós capelenses recebermos essa homenagem enquanto gestora, pois somos a segunda mulher a ser prefeita do nosso município. Para nós enquanto gestora, é motivo de agradecimento à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, afirma a prefeita Silvany Sukita acrescentando que divide a homenagem com a mãe, as três filhas, a neta, o marido Manuel Sukita e a população de Capela.

A prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Silva, lembrou as dificuldades enfrentadas. “Ainda sofremos discriminação por sermos mulheres, por sermos negras, mas nenhum obstáculo é maior do que a nossa força, a nossa capacidade e a nossa vontade de vencer. A mulher merece estar em todos os setores da nossa sociedade, nos mais altos lugares ocupados dentro de todas as funções existentes. Somos todas mulheres, todas Marias e todas pautadas na coragem e na fé”, complementa.

Mesa

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) foi representado na Sessão Especial, pelo deputado Jeferson Andrade (PSD), que compôs a Mesa juntamente com as deputadas Ana Lúcia, Goretti Reis e Maria Mendonça, além do vereador por Aracaju, Iran Barbosa (PT).

No plenário os deputados Georgeo Passos (PTC), Luciano Pimentel (PSB) e Zezinho Guimarães (MDB), além de secretários municipais, familiares e amigos da homenageadas, que também acompanharam das galerias da Alese.

Medalha

A Medalha Quintina Diniz é uma homenagem à sergipana nascida em Laranjeiras e falecida em Aracaju no dia 22 de julho  de 1942.

Ela foi a primeira mulher a eleger-se deputada em terras de Sergipe. Foi mestra devotada, educadora inigualável, alma magnânima e sublime, como jamais pôde alguém superá-la, tendo a vida inteira, de abnegação e sacrifício.

Por Agência Alese de Notícias

Foto: César de Oliveira