Aracaju, 28 de março de 2024

Seinfra, DER e Prefeitura de Estância discutem estratégias para obras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Seinfra, DER e Prefeitura de Estância discutem estratégias para obras de manutenção da capela na Praia do Saco

Na manhã da segunda-feira, 05, o Secretário de Estado da Infraestrutura Valmor Barbosa, juntamente ao Diretor-Presidente e o Diretor de Operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antonio José de Vasconcelos e Adailton Martins, se reuniram com os secretários de infraestrutura e habitação e do meio ambiente do município de Estância, Lyndon Johnson Silva e Joubert Denner, respectivamente, a fim de discutirem estratégias para as obras de contenção do avanço do mar sobre a área onde está construída a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco em Estância.

Em visita ao local onde está situada a capela na última sexta-feira, 02, o governador Jackson Barreto, acompanhado pelo Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o presidente da Adema, Francisco Dantas, e o conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pina, ouviu a solicitação de moradores, comerciantes e prestadores de serviços e, ao ser informado de que os serviços estão prestes a ser iniciados pela Prefeitura de Estância, secomprometeu dentro dos trâmites legais a colaborar a com a obras de contenção para a preservação da capela, bem como a manutenção da renda dos trabalhadores, que sobrevivem da realização dos passeios de Buggy e proprietários de bares e restaurantes.

Segundo Valmor Barbosa, a Seinfra e o DER se somarão ao município no tocante às obras. “O governador Jackson Barreto demonstrou sensibilidade com a situação e, além de pedir agilidade à Ademana emissão do parecer técnico sobre o assunto, determinou que ficássemos à disposição, e a partir de hoje, trabalharemos em conjunto com a Prefeitura de Estância, disponibilizando profissionais e equipamentos para ajudar na execução dos serviços a fim de que o projeto de contenção do avanço do mar seja concluído com a maior brevidade, uma vez que durante o mês de março a intensidade da maré é ainda maior”, ressalta.

Ele acrescenta que o Executivo Estadual não está medindo esforços para que a situação seja solucionada. ”A praia do Saco é um dos destinos turísticos sergipanos mais visitados e a capela faz parte da história daquele lugar. O governador Jackson Barreto foi incisivo quando determinou que contribuíssemos com o que fosse necessário, pois, além de preservar o patrimônio histórico, os serviços de contenção do avanço do mar garantirão aos moradores daquela região a continuidade da sua rotina, tranquilizando não só a comunidade, mas também a Diocese de Estância que tanto se empenhou na busca pela resolução do problema com as autoridades competentes”, afirma.

O problema

Construída pelos jesuítas no século XVI,na faixa litorânea doPovoado Saco, nos últimos meses a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem tem sofrido grandes erosões por conta do avanço do mar, correndo o sério risco de desaparecer. Em 23 de fevereiro, o juiz federal da 7ª Vara, Rafael Soares de Souza, determinou a interdição da capela, autorizando também sua montagem e remontagem em outro local. Na mesma decisão, o juiz negou o pedido da prefeitura de Estância para construção de obras de contenção no local. O Governo do Estado através da PGE e em conjunto com a Diocese a Prefeitura de Estância e o Tribunal de Contas procuram resolver a situaçãoe, na quinta-feira, 01, a liminar foi expedida pelo desembargador César Arthur Cavalcanti de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), autorizando aUnião, ao estado de Sergipe e ao município de Estância a realização das obras emergenciais para a proteção da capela e de seu entorno, ficando dispensado o licenciamento ambiental.

Por: Alex Santiago

Foto: José Castilho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também