07/03/18 - 00:01:42

ABSURDO MAS FAZ SENTIDO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Formar composições é o que existe de mais difícil nas disputas eleitorais. Isso é histórico e faz parte do jogo de interesse de partidos e candidatos. É preciso muito jogo de cintura nas acomodações necessárias para que o bloco saia unido. A disputa interna é estafante e, muitas das vezes, quem está à frente do bloco tem que ceder, para não perder aliados. Aliás, perceba-se, os que sobem no mesmo palanque e disputam o mesmo mandato, são adversários naturais, porque disputam as mesmas vagas.

Nenhum candidato recusa voto de quem acompanha outros nomes do seu bloco ou da oposição. Sempre o “meu pirão primeiro”. E está certo, porque quem não aceita o voto adversário, pode sair perdendo. Chega a ser normal, principalmente para majoritários. Mas o assunto não é esse. Vamos retornar à questão da formação de composições, que já começa a preocupar prováveis chapas majoritárias. Alguns querem chapinhas, outros exigem chapão e, no fundo, todos pretendem se sair bem… Muito bem.

Os Governos de coalizão têm na essência o voto por troca de participação na feijoada e, nesses casos, a ‘carne’ que impõem para o caldeirão é de péssima qualidade. Indigesta, podre e que serve apenas para saciar, quem indica, de vantagens, dinheiro e influência [um pouco de corrupção], mas que no fundo “são carniças que se unem contra o povo”. É preciso analisar essas formações de ‘bons salvadores da pátria’, porque nem sempre é isso que desejam os participantes de uma estrutura administrativa.

Apenas para ilustrar: um político de média importância em Sergipe, ao se reclamado da indicação de um incompetente para auxiliar no Governo, disse: “não interessa a sua formação, boa atuação, objetivos e honestidade. O importante é que nos sirva politicamente e faça o nosso jogo”.

Absurdo não? Mas faz sentido…

SUKITA CONVERSA COM AMORIM

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita, conversou com o senador Eduardo Amorim (PSDB) sobre sua filiação ao PTB e sua estada na oposição.

O presidente do PTB, Rodrigo Valadares, teria participado do encontro.

CONVERSA FOI PRODUTIVA

Segundo o próprio Sukita, a conversa com Eduardo Amorim foi produtiva, porque o ex-prefeito precisa de um partido que lhe dê suporte nas eleições de 2018.

A presidente nacional do PTB, Cristiane Brasil, fez convite pessoal a Sukita.

NAS MÃOS DE RODRIGO

A filiação de Sukita ao PTB agora está nas mãos do presidente estadual Rodrigo Valadares. Sukita deixa claro que precisa ser o presidente da legenda em Sergipe.

– Mas isso deve vir espontaneamente de Rodrigo, disse.

OPOSIÇÃO REAGE EM CAPELA

Não ficou por menos a conversa de Eduardo Amorim com Sukita. A oposição reagiu rápido e publicou áudios do ex-prefeito criticando grosseiramente o senador.

Eduardo é aliado do ex-prefeito Ezequiel Leite.

PSB E PT NÃO CONVERSARAM

Não passa de boato uma ‘proveitosa’ conversa ocorrida entre Marcio Macedo e Rogério Carvalho (ambos do PT), com o deputado federal Valadares Filho (PSB).

Sequer teve contatos para agendamento de encontro.

ÁLVARO EM ARACAJU NA SEXTA

Senador Álvaro Dias (Podemos), pré-candidato a presidente da República, chega a Aracaju sexta-feira. Fará palestras para empresários e se reúne com políticos do Estado.

Estará acompanhado do presidente estadual do Podemos, Zezinho Sobral.

O FINISA PODE SAIR

Ainda não está descartado o Finisa – empréstimos de R$ 560 milhões a Sergipe. A CEF está atualizando algumas informações do Estado com relação a garantias.

Até sexta-feira deve ocorrer uma decisão final.

EXISTÊNCIA DE PLANO ‘B’

Caso não se consiga a liberação do Finisa, tem um plano ‘B’ que já está em Brasília e pode beneficiar todos os Estados. Não vazou como funcionaria.

Mas também resolve o problema de dificuldades financeiras.

VICE-PREFEITO E A GAFE

O vice-prefeito de Socorro, Betinho, durante solenidade de entrega de veículos à Pasta da Saúde no município, cometeu “um pecado mortal”.

Agradeceu o benefício a Fábio Henrique e não ao Padre Inaldo. Um vexame!

DEPUTADOS E O CHAPÃO

Deputados da base aliada tiveram reunião ontem com Luciano Bispo (MDB), para que ele intermedie uma conversa com parlamentares e presidentes de partidos.

O encontro seria com Belivaldo e na pauta a formação do chapão.

FICOU DE VERIFICAR ISSO

Luciano Bispo ficou de verificar esse encontro com o pré-candidato Belivaldo Chagas ainda hoje, para que se busque um entendimento sobre composições.

Na reunião os deputados disseram que o chapão é bom para todos.

AMEAÇA DEIXAR O PARTIDO

Deputados do MDB ameaçam até deixar o partido, caso não se chegue ao chapão. Mas isso não preocupa as legendas de menor porte, que farão uma chapinha.

Acham que quem deixar o MDB dificilmente é aceito em outra legenda.

PREOCUPA ADIAMENTO DO TSE

Deputados que serão julgados pelo TSE já não suportam mais a tensão que provoca a espera por um resultado final, quando dependem de uma decisão.

Todos acham que o processo deve ser julgado o mais rápido possível.

INAUGURAÇÃO DE MONUMENTO

O governador Jackson Barreto inaugura domingo  o monumento a Marcelo Déda, onde revela sua lealdade e companheirismo ao ex-governador ao longo do tempo.

A inauguração coincide com a data de aniversário de Déda.

EDUARDO E POSIÇÃO DE SEMPRE

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que mantém sua posição de antes e não está mais esperando por ninguém. Mantém que está preparado e consciente.

Eduardo demonstra que será candidato ao Governo do Estado.

CHAPA SERÁ LANÇADA EM BREVE

Segundo Eduardo Amorim, a chapa majoritária da oposição será lançada “em breve”. A dedução é que se ele vai para Governo, André Moura disputará o Senado.

Heleno Silva (PRB) também pode integrar a chapa.

ALMOÇO FOI ÚLTIMO ENCONTRO

O último encontro entre Amorim e os Valadares (pais e filho) aconteceu em almoço no apartamento do senador. Nesse dia se pôs as cartas à mesa e definiu o jogo.

Foi daí que o PSB optou por lançar Valadares Filho ao Governo.

O PPS NÃO PARA DE CONVERSAR

Gracinha Garcez, ex-prefeita de Itaporanga, conversou demoradamente com Clóvis Silveira e está pensando seriamente em se filiar ao PPS, da oposição.

Detalhe: Gracinha exerce cargo de diretora do Ipesaúde..

Notas

Pertence não impediu – Diogo Maynard, em O Antagonista, diz que a chegada do advogado Sepúlveda Pertence à equipe de defesa do ex-presidente Lula não garantiu o acolhimento do HC pelo STJ. Reynaldo Soares da Fonseca conclui seu voto em consonância com o relator Felix Fischer e Pertence boceja.

0x0

Temer finge indiferença – Segundo a coluna Radar,  Michel Temer preferiu fingir que não está curioso. Enquanto o Superior Tribunal de Justiça decidia sobre o futuro do ex-presidente, Temer esteve reunido em seu gabinete no Palácio do Planalto com a chefe da AGU, Grace Mendonça – com todas as televisões desligadas.

0x0

Pesquisa sobre segurança – Pesquisa CNT/MDA divulgada ontem revela que houve aumento de 8,7 pontos percentuais na expectativa de melhora da segurança pública no país. De acordo com o levantamento, 25,3% acham que a situação da segurança pública melhorará. Em setembro, data da última pesquisa, esse índice era de 16,6%.

0x0

Medidas contra corrupção – Em parceria com a FGV de São Paulo, a Transparência Internacional está propondo mais de 80 medidas contra a corrupção, na forma de projetos de lei, emendas constitucionais e resoluções. O esforço partiu da compilação de experiências bem-sucedidas em cerca de cem países adaptadas à realidade brasileira.

0x0

PSD pode apoiar PSDB – Para o presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, o ministro Henrique Meirelles, ainda não conseguiu se viabilizar na disputa da presidente, de maneira que possa ser o candidato do PSD. Caso esse cenário se confirme, o mais provável é que o PSD feche aliança na disputa nacional com o PSDB.

0x0

Revista Voto informa – O Conselho de Ética da Câmara define nesta semana os nomes para a relatoria de processos disciplinares instaurados no colegiado. Pedidos de cassação de mandato são contra os deputados Lúcio Vieira Lima (MDB), Paulo Maluf (PP), Celso Jacob (MDB) e João Rodrigues (PSD).

Conversando

Conversa estranha – Estão ocorrendo conversas estranhas nos bastidores políticos, que podem surpreender pela diferença entre os dois partidos. Aguardem…

Encontro inútil – Mais um encontro absolutamente inútil entre governadores do Nordeste, ontem, em Teresina. Não se resolve nada nessas conversas.

Redução nos boatos – Uma boa redução nos boatos de que Jackson Barreto poderia concluir o mandato. JB já faz sua pré-campanha para o Senado.

Inaugura adutora – Dia 14 o governador Jackson Barreto inaugura a adutora da Região Sul, com a presença do ministro da Integração, Helder Barbalho.

Também a vice – O PPS, que está integrando o grupo de oposição, deseja participar da chapa majoritária e pensa na indicação do vice-governador.

Vereador candidato – Até o momento um único vereador anuncia sua candidatura a deputado estadual: Iran Barbosa (PT), apoiado pela Articulação de Esquerda.

Sobre Ana Lúcia – Mas, dentro da Articulação de Esquerda fala-se que a deputada Ana Lúcia não parece mais disposta a deixar de disputar a reeleição.

Também Elber – Um outro vereador apenas ensaia disputar vaga de deputado federal: Elber Batalha (PSB), mas isso em caso de Valadares Filho ser candidato a governador.

Investiu no pobre – Segundo Marcio Macedo (PT) – o que Lula fez pelo Brasil foi investir no pobre e no trabalhador. E o País virou a quinta economia do mundo.