Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Governo leva seminário Mão Amiga a Salgado e entrega veículo em Simão Dias

7

Salgado foi o último dos 14 municípios da citricultura a receber o seminário

Nesta terça-feira, 06, o Governo do Estado através da equipe do departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) realizou seminário do programa Mão Amiga Laranja em Salgado e entregua de um veículo para auxiliar as atividades do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) em Simão Dias.

Em salgado, 338 trabalhadores da citricultura assistiram a palestras sobre a mosca negra e saúde do trabalhador. Em seguida, receberam bolsas coletoras de laranja, adquiridas pela Seidh em parceria com o Banese. Para a secretária de Assistência de Salgado, Polyana Ribeiro, o equipamento irá facilitar a vida do trabalhador. “É um instrumento muito importante que vai auxiliar nossos trabalhadores rurais na colheita. Agradeço o apoio que a Seidh tem dado ao nosso município, um apoio que vem surtindo efeito e sendo refletido na nossa gente, na nossa população, que é quem mais precisa”, disse Polyana.

Salgado foi o último dos 14 municípios da citricultura a receber o seminário. Nesta edição do programa, o Governo do estado já investiu R$ 192.660,00 no município, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). A terceira parcela do benefício está disponível para saque desde o último sábado. Dona Neide dos Santos é uma das beneficiárias do programa. Moradora do povoado Tombo, ela tem oito filhos e cinco netos e fala da importância do recurso para a sua renda familiar. “O benefício ajuda muito. A laranja está dificil e na entressafra fica ainda mais complicado arrumar trabalho. Por isso eu estou no Mão Amiga desde o começo. Faz muita diferença na vida da gente”, contou a trabalhadora rural.

Ao sair do município de Salgado, o secretário Zezinho Sobral seguiu para Simão Dias, onde entregou um veículo que servirá às políticas públicas de empregabilidade e assistência social. As chaves foram entregues ao prefeito Marival Santana; ao secretário da Assistência, Flavio Matos; e ao vereador Abraão da Conceição, autor do pleito. “Assim que assumi o cargo fui até a Seidh levar demandas de Simão Dias e Zezinho prontamente buscou atender o que estava ao alcance. Esse veículo vai ser uma ferramenta de contato no NAT e irá facilitar que o social se aproxime do povo”, disse o vereador.

O prefeito Marival Santana agradeceu pela doação. “Esse gesto significa muito pra gente. É um momento em que estamos precisando, que a secretaria está sem recursos para adquirir veículos próprios. Então, com certeza desse veículo será feito muito bom uso. Não só vai servir para o NAT, mas para todos os núcleos de apoio à família que necessitam dos serviços de assistência no nosso município: CRAS, CREAS, Abrigo, etc. A gente agradece e fica feliz”, destacou o gestor.

Segundo o secretário Zezinho Sobral, o veículo também será importante na busca ativa do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. “Para nós é uma alegria poder atender ao pedido de Simão Dias. Sabemos que o veículo pode ajudar de forma determinante na construção dos programas da assistência social, inclusive no recadastramento do Bolsa e atualização do BPC. Nós queremos que Simão Dias faça um estudo para avaliar a implantação do Criança Feliz. É um programa importante para o desenvolvimento da primeira infância, que vem dando muito certo nos 65 municípios que já fizeram a adesão e implantaram efetivamente”, concluiu Zezinho Sobral.

Fonte e foto assessoria

Leia também