07/03/18 - 16:27:02

MARIA DO CARMO FALA DA IMPORTÂNCIA DA BANCADA FEMININA

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a homenagem feita hoje (7), a 26 constituintes que, na celebração dos 30 anos de Constituição brasileira, foram agraciadas com o diploma do prêmio Bertha Lutz. “É um momento histórico. Essa homenagem simboliza o nosso reconhecimento pelo trabalho que fizeram (e muitas ainda fazem) pelo país, especialmente, no processo de elaboração da nossa Carta Magna”, disse Maria.

Apesar dos avanços registrados, Maria ressaltou que muito ainda há de se fazer para garantir não só equidade na ocupação de espaços de poder, mas, sobretudo, respeito e garantia da dignidade às mulheres. “Somos maioria da população, maioria do eleitorado, somos chefes de lares, exercemos três, quatro jornadas, ocupamos diversos e destacados papeis sociais, mas ainda não somos valorizadas como tais”, disse a senadora, observando que apesar de terem maior formação acadêmica, as mulheres continuam ganhando menos que os homens e ocupando menos funções de chefia e confiança.

Bancada engajada  –  A senadora observou que há um engajamento da bancada feminina do Congresso Nacional para que alguns projetos sejam colocados na pauta de prioridade ainda este semestre. “Participamos de uma reunião, semana passada, no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin, quando estabelecemos essa pauta que já foi entregue ao presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Nessa lista de prioridades estão dois projetos elaborados pela senadora Maria do Carmo. Um deles, é o que reserva percentual de cotas para as mulheres nos Conselhos de Administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, que está em análise na Câmara dos Deputados. O outro, obriga o fornecimento de dispositivos de proteção, conhecidos como “Botão do Pânico”, para mulheres vítimas de violência doméstica e que se sintam em situação de vulnerabilidade.

“Também sou relatora de um Projeto, que está na lista de prioridade, que versa sobre criminalização da violação do direito de amamentação em público”, falou a senadora, ressaltando que essa propositura é de autoria de Grazziontin. A matéria, que tem parecer favorável, foi emendada por Maria.

Fonte e foto assessoria