Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Profissionais debatem protocolos da hipertensão arterial

8

Dando continuidade à qualificação dos profissionais e ao fortalecimento da Rede de Atenção Básica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na tarde desta terça-feira, 6, um processo de discussão, atualização e validação de protocolos clínicos de hipertensão, em articulação com o Programa da Saúde do Adulto e Idoso, com a Rede de Atenção Primária (Reap) e com o Centro de Educação Permanente (Ceps).

Segundo a coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da SMS, Patrícia Ribeiro Rocha, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. “E foi pensando em melhorar o acolhimento, o acesso e a resolutividade, que estamos discutindo sobre o protocolo de hipertensão arterial, que é uma ferramenta muito importante para a sistematização da atenção à saúde dos nossos usuários. Depois de finalizada a discussão deste protocolo, faremos alguns cursos de capacitação com os médicos e enfermeiros dos postos de saúde”, afirmou.

Alguns profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros das equipes de Saúde da Família, foram convidados para o encontro, onde puderam debater sobre potencialidades e dificuldades vivenciadas na assistência à população. “As preocupações que ocuparam a discussão foram no sentido de garantir um melhor atendimento às necessidades de saúde dos usuários, incluindo questões sobre as diretrizes para o cuidado, fluxos de encaminhamentos para especialistas e exames, corresponsabilização do usuário e de seu cuidador”, explicou o coordenador do Ceps, João Martins.

Para a médica cardiologista do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Silvia Regina, os novos protocolos que serão implantados nas Unidades Básicas de Saúde irão beneficiar e agilizar os atendimentos. “Chegam muitos pacientes hipertensos aqui no Cemar, até em estágio de risco cardiovascular, sem nem terem começado o tratamento medicamentoso. Assim, estes protocolos irão ajudar os médicos dos Postos de Saúde a iniciarem os tratamentos, diminuindo assim os riscos à saúde dos pacientes”, esclareceu.

Pressão alta

A hipertensão arterial ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para evitar a pressão alta, é preciso ficar atento a alguns cuidados como, por exemplo, a prática regular atividade física e uma alimentação saudável, especialmente com baixo de sal.

Foto assessoria

Leia também