08/03/18 - 00:01:21

DÚVIDA SOBRE CHAPA MAJORITÁRIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A oposição vive no dilema: a formação da chapa majoritária. Até agora há dúvida sobre Eduardo Amorim (PSDB) disputar o Governo e André Moura (PSC) tentar o Senado. Apesar de não deixar transparecer, isso provoca mal estar. Eduardo sempre diz que deseja administrar Sergipe. Sobra duas vagas para o Senado. Uma, claro, seria de André Moura (PSC) e a outra ainda em dúvida. Alguns poucos nomes aparecem, porque o senador Valadares (PSB) não está no bloco.

André Moura tem dito que não “colocará areia” nas pretensões de Eduardo e demonstra concordar sem muita convicção. Até o irmão do senador, Edvan Amorim, já confidenciou que teria preferência pelo líder do Governo no Congresso para a sucessão estadual. A própria movimentação de André Moura, junto às suas bases e aos próprios adversários, é de que pretende disputar o Executivo. Eduardo não recua e até tentou montar chapa com o PSB, convidando Valadares Filho para ser seu vice.

A maioria dos integrantes do bloco da oposição, incluindo lideranças, prefeito e deputados, sempre que consultada, não nega que o “melhor candidato é André Moura ao Governo e Eduardo à reeleição”. Percebe-se que André está em plena pré-campanha e faz um trabalho que aparece, enquanto Amorim mantém a sua eterna calma e conversa nos bastidores. André ou Amorim? Apesar dos dois declararem que não invadirão o espaço do outro, dificilmente não terão uma conversa mais séria, até o dia 23, data em que lançam a Chapa Majoritária.

Essa perceptível dúvida quanto ao nome que disputa Governo ou Senado pela oposição é criticada por deputados estaduais do bloco, porque durante esse período nenhum deles tem certeza de como a chapa será montada e critica essa pendenga em um estrutura política que, em termos de majoritário, ‘cabe em uma moto’.

Além de transmitir indecisão e insegurança.

FALA EM TOM DE DESPEDIDA

Jackson Barreto discursou na solenidade de aniversário da Polícia Militar, em tom de despedida. Disse que deixaria o Governo em abril, transferindo-o para Belivaldo.

Jackson expôs serviços que beneficiaram a corporação e desse: “fiz o melhor”.

JACKSON DEIXA GOVERNO

O governador Jackson Barreto (MDB) deixa o Governo para disputar o Senado no dia 06 de abril, data limite para desincompatibilização.

Aproveita a inauguração do Ginásio de Esporte Chico do Canta Galo, em Itabaiana.

A QUESTÃO É BELIVALDO

O pequeno grupo que insistia para que Jackson Barreto permanecesse no mandato – ainda hoje alguns tentam – não queriam apoiar Belivaldo Chagas.

Um deles é o secretário da Saúde, Almeida Lima.

ANDRÉ DIZ QUE AMORIM DECIDE

Por telefone, de Brasília, ontem, o deputado federal André Moura (PSC) disse à coluna que a definição de candidatura majoritária é de Eduardo Amorim (PSDB)

Se Amorim disputar o Governo, André vai para o Senado.

SOBRE A DATA DO ANÚNCIO

André Moura evitou marcar uma data para lançamento da chapa majoritária da oposição e admitiu que ela deve ser anunciada por Eduardo Amorim.

– Quando ele definir vamos anunciar…

BLOCO ESTÁ PENSANDO DIFERENTE

Em off, um influente membro da oposição disse que o bloco quer André Moura como candidato a governador e acha que só com ele “há chance real de ganhar”.

As pesquisas mostram crescimento eleitoral de André e redução na rejeição.

PESSOAL VÊ EDUARDO NO SENADO

A mesma fonte disse que a oposição está satisfeita com o trabalho de Eduardo Amorim no Senado e admite que ele deva tentar a reeleição.

– O perfil de Amorim serve para parlamentar, disse.

PTB NÃO ENVOLVE PRESIDÊNCIA

Em nota, o presidente do PTB de Sergipe, Rodrigo Valadares, diz que o partido vem conversando para lançamento de candidatos proporcionais para o pleito de outubro.

Deixa claro que isso não envolve a Presidência do partido no Estado.

AGAMENON SE DESFILIA DO PHS

O ex-vereador Agamenon Sobral diz que não sabe como vai ficar o PHS, porque já pediu desfiliação do partido. Acha que a legenda já está definindo posições.

Até dia 25, Agamenon vai decidir por outra sigla…

A QUEM INTERESSAR POSSA

Reinaldo Moura escreveu ontem nas redes. Admitiu que mexer com lixo sem saber mexer com as peças do xadrez, principalmente a Torre, dá no que deu:

– Caçador virou caça…

INFORMAÇÕES SOBRE DEM

Circularam ontem em Aracaju informações sobre mudanças no DEM, que não foram confirmadas, o que provocaria certo ‘desmantelo’ no que está posto.

De Brasília veio o desmentido.

NOVIDADES ATÉ O DIA 20

É bom aguardar. Até dia 20 próximo é possível que a base aliada ao Governo perca uma legenda, que está conversando firme com a oposição.

Aliás, o afastamento já é previsível.

SOBRE POSIÇÃO DE FÁBIO

A oposição tem revelado com insistência que contará com a participação de Fábio Henrique (PDT) na composição que está montando.

Fábio, entretanto, já está cansado de dizer que apóia Belivaldo Chagas.

CANDIDATURA DE ELIANE

Para o PT em Sergipe, a candidatura da vice-prefeita Eliane Aquino só depende de uma decisão dela. Eliane inclusive conversa com segmentos do partido.

Quer a Câmara Federal, mas a citam como boa para vice.

PARTIDO FAZ AVALIAÇÃO

O PT, entretanto, faz avaliação sobre a candidatura de Eliane Aquino a vice: “será que os partidos vão aceitar dois membros do PT na chapa majoritária?”

E avisa: uma coisa é certa, a candidatura de Rogério está posta.

TRATA COM TRANQUILIDADE

O pré-candidato ao Senado pelo PT, Rogério Carvalho, tem conversado muito com seus companheiros e sente que o partido está muito tranquilo quanto ao pleito.

Rogério já tem até avaliação de quanto votos terá em outubro.

SENADOR BUSCA COLIGAÇÃO

O senador Valadares (PSB) chega ao ponto de euforia com a candidatura de Valadares Filho ao Governo. Ele tem buscado partidos para formar coligação.

– A candidatura de Valadares já se tornou irredutível, disse um socialista.

NÃO PROCUROU O DEM

Não será fácil uma composição com o DEM, até em razão do partido ter o ex-deputado Mendonça Prado como candidato a governador.

O PSB ainda não procurou os democratas.

CONVERSA COM O PRB

Valadares Filho, entretanto, tinha conversa agendada para ontem à noite com o PRB, para tratar sobre composição. Não foi confirmada e pode acontecer hoje.

O PRB diz que não se nega a conversar com ninguém sobre política.

Notas

Quem apagou arquivos – A PF obteve o IP (endereço de internet) da pessoa que apagou arquivos do sistema de dados da Odebrecht logo após a prisão do então presidente da companhia Marcelo Odebrecht, em 2015. A identificação do usuário, no entanto, exige uma ordem judicial. O pedido ainda não foi feito pela Justiça.

0x0

Temer e sigilo bancário – O presidente Michel Temer não recorrerá da quebra de seu sigilo bancário. Ontem, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, declarou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso cometeu abusos ao autorizar a quebra de sigilo do presidente da República.

0x0

Preconceito a militar – O presidente Michel Temer defendeu que há ‘preconceito’ contra os militares no país. Ontem, o Michel Temer disse que encoraja as Forças Armadas a participar mais do governo, na parte administrativa. Temer deu entrevista à Rádio Jovem Pan. Temer deve saber que isso não é bom para buscar popularidade.

0x0

Eunício quer pautar – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), segue brigando por protagonizar a nova pauta prioritária do governo: a segurança pública. “Pauta de segurança é nossa, do Senado”, disse ao Poder360. “É bom que eles sigam nossa pauta”, afirmou em referência ao Planalto.

0x0

Reitor ameaça expulsão – Deputados estão reagindo à notícia veiculada ontem por O Antagonista de que o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Soares Scolforo, ameaça expulsar alunos que não comparecerem à recepção dos calouros, com oficinas sobre “diversidade e diferenças”.

0x0

Tramitação de outros projetos – Depois da queda da reforma da Previdência, no final de fevereiro, o governo se mobiliza para tentar agilizar a tramitação de outras propostas da vitrine econômica. As rodadas de negociação de medidas que estavam paradas desde o final do ano passado foram reabertas nas últimas semanas.

Conversando

Sobre Chapa – A oposição ainda não está se entendendo quanto o lançamento da chapa majoritária. Agora ficou sob a responsabilidade de Eduardo Amorim.

Desafia MST – Subtenente Edgard diz que ontem o STJ desafiou o MST, será que o exército de Lula, está pronto para desafiar o regime democrático de direito?

Coleta do lixo – A coleta de lixo tem provocado ação da Justiça através de empresas concorrentes. Seria bom investigar quem sai ganhando com essas CPIs.

Com Belivaldo – No próximo sábado, promovido pelo deputado Luciano Bispo (MDB), aliados fazem festa de apoio a Belivaldo Chagas para governador.

Reflexo da ação – Há uma sensação de redução dos índices de violência no Estado. Pode ser reflexo da ação promovida no Rio de Janeiro.

Esteve com Temer – O empresário Albano Franco esteve com o presidente Temer e tratou sobre política e questão econômica.

Disputa vaga – José Carlos Machado (PSDB) continua conversando com lideranças políticas e vai disputar vaga de deputado federal.

Para Itabaiana – Quando esteve na Câmara Federal, José Carlos Machado realizou um bom trabalho, principalmente para o município de Itabaiana.

Janaina Paschoal – Eu considero essa guinada na política de drogas um avanço e não um retrocesso, como vem sendo anunciado. A quem interessa uma juventude chapada?