08/03/18 - 13:50:00

Adelson destaca a campanha de prevenção contra o câncer colorretal

O deputado federal Adelson Barreto (PR) destacou na tribuna da Câmara Federal, em Brasília, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de um dos tipos de tumores com maior incidência em todo o mundo, o câncer colorretal.

Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou dados da publicação Estimativa 2018 — Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) que mostra que os tipos de câncer mais frequentes serão de próstata, 68.220 casos, de mama, 59.700 casos, em mulheres; de cólon e reto, ou seja, colorretal, 36.360 casos.

Adelson ressaltou que essa publicação é uma fotografia do cenário atual do câncer no Brasil e uma importante ferramenta para o controle da doença, pois auxilia no planejamento de políticas púbicas e gestão dos recursos, além de alertar à população para a adoção de hábitos saudáveis.

O deputado lembrou que a maioria dos casos de câncer colorretal, é assintomática, ou seja, não apresenta qualquer tipo de sintoma ou pode apresentar sintomas muito leves, por vezes imperceptíveis ao paciente. “Um exemplo, é a alteração do hábito intestinal, ou seja, mudança na evacuação. Porém, ainda pode englobar o sangramento anal, dores abdominais, muco nas fezes, fezes pastosas e de cor escura, perda de peso, hemorragia intestinal e até mesmo anemia”.

Adelson concluiu seu pronunciamento alertando que o câncer colorretal é uma doença fácil de evitar e até mesmo de tratar, caso seja detectado no princípio. “O câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens e, o segundo entre as mulheres. Mas, quando precocemente diagnosticada a doença, a chance de cura atinge 90%”.

Da assessoria parlamentar