08/03/18 - 09:35:38

Defesa Civil distribui 52 mil litros de água mineral para famílias de Canindé e Poço Redondo

O encaminhamento da água para os municípios foi resultado de um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público do Trabalho, aplicado a uma empresa fornecedora de água, que reverteu a multa para doação da carga

Em tempos de estiagem, moradores de cidades e povoados atingidos pela seca enfrentam inúmeras dificuldades, sendo a falta de água a principal delas. Pensando em aliviar esse sofrimento, a Defesa Civil Estadual realizou a entrega de 977 garrafões de água em dois povoados de Poço Redondo, na manhã desta última terça-feira (06). Essa foi a segunda fase da ação que, desde fevereiro, levou mais de 52 mil litros de água mineral para o abastecimento das famílias do município, e também de Canindé de São Francisco.

O encaminhamento da água para os municípios foi resultado de um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público do Trabalho, aplicado a uma empresa fornecedora de água, que reverteu a multa para doação da carga. A Defesa Civil Estadual contatou os municípios que, com ajuda de líderes comunitários, selecionou os locais e as famílias que necessitavam de água para o consumo. Desta vez, as comunidades poço-redondenses escolhidas foram os povoados Pedras Grandes, que recebeu 88 galões, e Queimada Grande, que recebeu os 889 restantes, totalizando 1533 garrafões entregues desde a ação de fevereiro na cidade.

O Sargento Sena, gerente de engenharia do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), acompanhou todo o processo de seleção dos municípios até a entrega da carga. “Poço Redondo e Canindé de São Francisco foram os escolhidos e, desde o mês passado, receberam 2633 unidades dos garrafões. Os beneficiados foram indicados pelos coordenadores municipais da Defesa Civil, seguindo orientações da Defesa Civil Estadual para que fossem escolhidas as pessoas mais carentes e com maior dificuldade de acesso à água potável”, afirmou o Sargento ao celebrar o sucesso da operação.

A chegada dos dois caminhões foi comemorada pela líder comunitária do povoado Pedras Grandes, Sônia Maria da Silva, que mobilizou cerca de 40 famílias para receber a água. “Fiz uma reunião com os moradores peguei a assinatura de quem tinha interesse. Foram 40 pessoas. Essa água vai ajudar muito”, contou Sônia.

Já a moradora do povoado Queimada Grande, Maria Lenisa, garantiu seu galão logo cedo e lembrou que, além de suprir a carência de água da região a distribuição também vai ajudar com a saúde da população. “Como essa água é tratada, ajuda a prevenir diversas doenças e infecções, causadas pelo consumo de água contaminada”, frisou Maria Lenisa .

O prefeito de Poço Redondo, Ademilson Chagas, também destacou a importância da água mineral para a saúde das pessoas e comentou sobre o alcance do projeto. “Tivemos certa dificuldade, devido ao tamanho do município, mas tudo foi feito de acordo com a necessidade das famílias. Temos uma expectativa de atingir cerca de três mil famílias”, anunciou o prefeito.

Fonte e foto assessoria