08/03/18 - 16:28:19

EDVALDO PARTICIPA DE REUNIÃO DE PREFEITOS DAS CAPITAIS COM PRESIDENTE TEMER

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta quarta-feira, 7, de uma reunião de gestores das capitais brasileiras com o presidente Michel Temer. Na pauta do encontro, a disponibilização de recursos do BNDES para a Segurança Pública. Municípios terão R$ 10 bilhões, de acordo com o presidente. Temer afirmou que conta com os municípios para promover a integração de ações de segurança em todo o território nacional, objetivo central da criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

“Foi uma reunião muito boa e produtiva. Pela primeira vez, um presidente convidou todos os prefeitos de capitais para discutir Segurança Pública. Outro ponto que avaliei como positivo foi o fato de Temer ter permanecido todo o tempo na reunião, pois pode ouvir as demandas de cada cidade. Além disso, foi pactuado que esta primeira reunião terá seguimento. No dia 21 de março, representantes das prefeituras na área de Segurança terão uma reunião. E daqui a 30 dias chegaremos a um plano concreto para os municípios”, destacou Edvaldo.

Na audiência com o presidente da República, o prefeito de Aracaju ressaltou que “a discussão sobre o aumento da violência e da criminalidade no país é complexa e deve ser tratada justamente de forma ampla, com a participação de todos os entes públicos”. “Não é mais um problema somente dos governos estaduais. Deve ser enfrentado pelas gestões municipais e pelo governo federal. É um desafio da Nação”, defendeu.

Em relação à linha de crédito, Edvaldo entende que o recurso “cria as condições” para que as prefeituras possam dar sua contribuição no enfrentamento à violência. Além disso, destacou ele, os prefeitos reivindicaram que o governo federal possa também garantir a verba de custeio das iniciativas, pois as administrações municipais nem sempre têm condições de manter os programas.

Função mais efetiva da Guarda

Na audiência, o presidente sugeriu uma função “mais efetiva e mais participativa” das Guardas Municipais. “Na medida em que elas estejam nas ruas, nas praças e diante dos colégios, elas estarão exercendo uma prevenção significativa”, disse.

“A segurança pública é um tema fundamental para o País, e o objetivo do Ministério Extraordinário é exercer as funções típicas que cabem à União em matéria de segurança: promover coordenação e integração em todo o território nacional, com todas as entidades federativas, os municípios e a sociedade brasileira”, afirmou Temer.

“Fizemos, na semana passada, uma reunião com os governadores e tivemos muito sucesso. Houve boas sugestões e uma integração muito grande entre estados e união. A União não vai interferir na competência dos estados e municípios, mas queremos uma integração e coordenação geral”, complementou.

Por Valter Lima