Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Rosas às Flores

 

Instituído para lembrar o brutal assassinato de 130 tecelãs, queimadas vivas dentro de uma fábrica norte americana, em 8 de março de 1857, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quinta-feira. Que esta festa seja, portanto, dedicada a todas as mulheres, guerreiras, mães, amantes e amigas. Elas são o nosso socorro, o porto seguro, o norte que precisamos. Como bem diz o poeta, não fossem essas Flores, o mundo seria um jardim só de espinhos. Alguém, inspirado, já escreveu que “a mulher, mesmo brava, é linda, mesmo alegre chora, mesmo tímida comemora, mesmo apaixonada ignora, mesmo frágil é poderosa!”. A grande escritora francesa Simone de Beauvoir estava certíssima quando disse que “não se nasce mulher: torna-se.”.

Bateu, levou

José Carlos Machado (PSDB), ex-vice-prefeito de Aracaju, já encontrou o mote de sua campanha para deputado federal: culpar o atual governo pelo endividamento do estado e pela grave crise econômica de Sergipe. Os adversários do tucano também já definiram o tema para atacá-lo no horário eleitoral: as contratações de servidores “fantasmas” feitas pela vice-prefeitura sob o comando de Machadão. Misericórdia!

Entre nós

E quem estará em Aracaju no próximo dia 16 é Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Vem proferir palestra sobre os tribunais de contas no país, como parte das comemorações dos 49 anos do TCE sergipano. Aproveita para lançar o livro “Da Governança à Esperança”, no qual trata sobre as pedaladas fiscais e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Marminino!

Bem na fita

É visível o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, as mulheres ocupam 48% dos empregos formais. Parte delas está no McDonald’s, grupo que conta com um quadro de colaboradores formado por 56,7% de mulheres. Em Sergipe, 50% das mulheres que trabalham nos restaurantes da rede ocupam cargos de chefia. Legal!

Pulou de galho

E o deputado estadual Moritos Matos esta trocando o Partido Republicano da Ordem Social pelo Rede Sustentabilidade. A mudança deixa o PROS sem representação no Legislativo sergipano. Esta é a segunda vez que Moritos troca de domicílio eleitoral. Seu primeiro partido foi o PDT, pelo qual se elegeu vereador de Aracaju em 2008. A filiação de Matos à REDE está marcada para sábado próximo, em evento na Assembleia.

Paquerado

A direção nacional do PEN quer entregar o comando da legenda em Sergipe ao deputado estadual Gilmar Carvalho. O parlamentar também é paquerado por partidos como o PDT, PSDC, PRB, PSC e PSD. A todos, Gilmar tem agradecido a atenção, mas diz que “o momento é muito mais de ouvir do que de tomar decisões”. Então, tá!

Cadê o dinheiro?

Em greve, os auditores fiscais tributários fazem manifestação hoje, em frente ao Palácio do Governo. Eles cobram reajusta salarial e o pagamento em dia da folha de pessoal. Segundo o Sindicato da categoria, é falso o discurso de falta de dinheiro, pois nos últimos cinco anos, a receita estadual subiu cerca de 30%, enquanto a folha salarial cresceu apenas 15%. É, pode ser!

Enfim, uma visita!

E quem esteve ontem com o ainda presidente Michel Temer (MDB) foi o empresário e político Albano Franco (PSDB). Como visita deve ser coisa rara neste melancólico fim de governo, a presença do tucano deixou o mordomo de filme de terror mais alegre do que pinto no lixo. Para Sergipe, o encontro de Albano com o temerário presidente não foi nada, não foi nada, não foi nada mesmo!

Na pindaíba

Apenas 18,4% das pessoas estão com as contas no azul. Pesquisa do SPC mostra que 40,1% dos entrevistados se dizem no “zero a zero”, sem sobra e nem falta de recursos. Já 37,9% assumiram estar no vermelho e não conseguir pagar todas as contas com a renda que possuem. As principais razões para a quebradeira foram os preços altos (53,8%); a redução da renda (26,7%); a perda do emprego (18,2%); e a perda de controle dos gastos (12,2%). Aff, Maria!

Briga justa

E o vereador aracajuano Jason Neto (PDT) comprou a briga de 60 agentes de trânsito da capital pelo direito à periculosidade. “Estudos mostram que a concessão do benefício a estes profissionais impacta a folha de pessoal em apenas R$ 41 mil”, afirma o pedetista. Jason está confiante que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai atender a reivindicação dos agentes. Tomara!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 31 de dezembro de 1958.

Resumo dos Jornais

Leia também