Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

ASC LANÇA PRIMEIRA ANTOLOGIA MULHERES DO CORDEL SERGIPANO

6

Dezessete cordelistas narram, em versos, suas trajetórias de vida.

O mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher terá, em Sergipe, este ano, uma forma especial e significativa de comemoração.

Uma iniciativa da Academia Sergipana de Cordel (ASC) trará a público no dia 22 de março o livro Das Neves às Nuvens – I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano.

A obra reunirá narrativas poéticas de dezessete mulheres cordelistas que, diante dos desafios que nossa sociedade machista lhes impõem,  revelam ao público como a poesia entrou em suas vidas, como foram seduzidas pelo cordel e como isso transformou suas trajetórias de lutas e conquistas.

O título da antologia já demonstra o compromisso histórico em que esta se inscreve. Maria DAS NEVES Batista Pimentel é o nome da primeira mulher cordelista de que se tem registro. Sua produção poética, que tem início em 1938, era assinada com o nome de Altino Alagoano, seu esposo. O lançamento do dia 22 pontua o lapso de setenta anos que separa dois momentos históricos distintos: o primeiro, em que a mulher do cordel teve sua voz quase totalmente silenciada, mas cujos os ecos, felizmente, chegaram até nossos dias; e o segundo, em que dezessete mulheres do cordel lançam suas poderosas vozes e bradam aos quatro cantos do estado que lugar de mulher é onde ela quiser, e elas querem o cordel.

Assim, a Academia Sergipana de Cordel lança sua primeira publicação de 2018, orgulhosa de ser a academia de cordel mais feminina do Brasil  – atualmente, conta com onze mulheres em seu quadro acadêmico, mas promete ampliar muito mais esse número. Essa primeira antologia reitera a luta permanente das mulheres por igualdade de condições e exalta seu talento e sua poesia.

De acordo com a Presidente da ASC, Izabel Nascimento, esse lançamento no mês de março tem um significado ainda maior. “No mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, o nosso objetivo com  a publicação é apresentar a vertente poética, não menos forte nem menos importante, das mulheres. Todas as histórias retratadas no livro são inspiradoras, e nada melhor do que o mês de março como palco desta apresentação poética”, afirma.

Lançamento

O lançamento acontece no dia 22 de março, às 19h, no Clube da Caixa, em Aracaju. O espaço é aberto a todos os públicos.

Por Jorge Henrique Vieira Santos – Membro da ADC Cadeira 15

“Fotografare – Due Click Per Te”

Leia também