Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

MÁRCIO MACEDO DIZ QUE LULA TERÁ ENCONTRO COM PEPE MUJICA

Etapa Sul da caravana Lula Pelo Brasil terá conversa histórica entre ex-presidente do Brasil e Pepe Mujica

A etapa Sul da caravana Lula Pelo Brasil, que inicia no dia 19 de março, terá um destaque interessante: uma conversa histórica entre o ex-presidente brasileiro e Pepe Mujica. A novidade foi contada pelo coordenador da iniciativa e vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo. Ele ainda revelou um importante detalhe: o diálogo vai acontecer com Lula sentado em território brasileiro e Mujica em área uruguaia. A proeza é possível porque os dois estarão em cidades vizinhas, porém interligadas. Enquanto um se encontrará em Santana do Livramento (RS), o outro ficará em Rivera (UY).

“Os dois vão discutir questões sobre o Cone Sul e as políticas que foram desenvolvidas naquela região. Vai ser um momento importante da nossa história recente e, inclusive, é possível que esse diálogo se transforme num livro e/ou um documentário”, afirmou o ex-deputado federal Márcio Macêdo.

A nova etapa da caravana Lula Pelo Brasil percorrerá os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estão previstas, pelo menos, 14 cidades no roteiro, que serão visitadas por Lula até o dia 28 de março.

De acordo com Márcio, além do encontro de Lula com Mujica, outros destaques da caravana no Sul, segundo o ex-deputado federal Márcio Macêdo, são os debates com os estudantes e a revisitação da história do Brasil, através da ida do ex-presidente aos túmulos de Getúlio Vargas e Brizola e museus de João Goulart e Getúlio.

“O roteiro foi definido por Lula e nós só demos uma lógica geográfica. Começaremos em Bagé, no campus da Unipampa, universidade criada por ele. Também haverá reunião com reitores e diretores de Institutos Federais em Santa Maria. Vamos discutir sobre Educação como investimento e meio de ascensão verticalizada para os filhos do povo. Já no dia da visita aos túmulos e museus de João Goulart, Brizola e Getúlio, que foram três grandes homens que foram presidentes do país, vamos visualizar o original da CLT, com a assinatura de Vargas. Isso ocorre num momento em que os setores conservadores do Brasil estão rasgando a Consolidação das Leis do Trabalho e vulnerabilizando os trabalhadores”, contou Macêdo.

Caravana sem caráter político

O coordenador da caravana destaca que a iniciativa não tem nenhum caráter político e que é algo que já aconteceu em outros momentos da história do país. “As caravanas não são inéditas, e digo isso porque podem existir pessoas achando que é algo de cunho político. Lula já andou pelo país inclusive quando foi presidente da República, é típico dele e do PT manter esse diálogo permanente com o povo”, esclareceu.

Segundo o vice-presidente nacional do PT, o objetivo de Lula com a caravana é dialogar com a população e fazer um diagnóstico de como está a vida das pessoas e observar o andamento ou paralisação de políticas públicas implementadas durante seu governo e o de Dilma. “A ideia é ter subsídios para alicerçar um projeto nacional”, pontuou.

Por Monique Garcez

 

Leia também