Aracaju, 18 de abril de 2024

CODEVASF PROMOVE O III SEMINÁRIO SOLO E ÁGUA E V WORKSHOP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Codevasf promove III Seminário Solo e Água 2018 e V Workshop Internacional de Irrigação

Profissionais, pesquisadores, estudantes, representantes de ONGs e empresas públicas e privadas ligados às áreas de solo e água, além de agricultores, estarão reunidos de amanhã (13) até a próxima sexta-feira (16), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília (DF), no III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas, promovido pela empresa. A programação do seminário é composta por painéis, com diversas palestras, minicursos e debates. A realização do evento conta com a parceria do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).

A abertura será às 8h00 com a presença do presidente da Codevasf, Avelino Neiva. Em seguida, acontecerá o primeiro painel, às 9h00, com o tema “Agricultura irrigada no mundo e no Brasil: situação atual e perspectivas futuras”, sob a coordenação do diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado Neto. No dia 14, também pela manhã, o seminário prossegue com o painel “Planejamento do uso consultivo da água em bacias hidrográficas – economia de insumos (água-energia-adubos) na agricultura irrigada”, liderado por Athadeu Ferreira da Silva, engenheiro agrônomo D.Sc. em Irrigação e assessor da Presidência da Codevasf.

No dia 15, a temática do painel é sobre “Gestão do uso da água, reuso e tratamento de águas com polímeros naturais para consumo humano em bacias hidrográficas”, coordenado pelo engenheiro agrônomo da Codevasf, Hermínio Suguino, PHD em irrigação e drenagem. E no dia 16 o assunto a ser abordado no painel é “Restauração ambiental em bacias hidrográficas – geotecnologias, sensoriamento remoto e turismo rural”, administrado pelo analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Renan Loureiro Xavier Nascimento.

Além dos painéis, no turno da tarde a programação contará com uma série de atividades, como apresentação de pôsteres, workshops e minicursos.

No encerramento do evento será elaborada a “Carta de Brasília em apoio a agricultura irrigada”, cuja leitura será feita pelo engenheiro agrônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, coordenador do evento.

O seminário conta com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Embrapa Semi-Árido, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), UTB -Berlim, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sindicato dos Agricultores de Cristalina – Goiás, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e as empresas Netafim, de Israel, e NaanDanjain, da Índia.

Fonte assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também