Aracaju, 29 de março de 2024

Moradores do Cidade Nova concluem curso para formação do Nudec com visita às áreas de risco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

10/03/18 15h13

Na manhã deste sábado, 10, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), encerrou o curso para formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), no bairro Cidade Nova. A capacitação promovida pela Defesa Civil de Aracaju possibilitou conhecimento sobre ações preventivas, além de fortalecer o diálogo com os moradores da área, que é considerada de risco, na capital.

 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, destaca que o vinculo estabelecido com a comunidade é permanente. “O Nudec será os olhos da Defesa Civil, dentro da comunidade. Devidamente capacitados para identificar possíveis riscos, os membros do Núcleo poderão acionar a Defesa Civil sempre que for identificada a necessidade, transmitindo informações que irão contribuir com a redução do tempo resposta para o atendimento à ocorrência. Além disso, atuarão enquanto multiplicadores das medidas preventivas e de conscientização, levando , também, as informações e alertas da Defesa Civil para a comunidade”, destacou.

 

A união de forças pelo bem comum é um dos aspectos que engrandecem ainda mais esse trabalho. Voluntariamente, os membros do Nudec exercerão papel fundamental em situações adversas e, especialmente, no período com maior volume de chuvas, quando os moradores ficam mais vulneráveis aos riscos de deslizamento de terra, alagamentos, inundações, dentre outros.
Luciana Silva, 33 anos, reside no Cidade Nova desde que nasceu. Acompanha os efeitos das chuvas na localidade, inclusive, tendo visto a casa da sua mãe ser interditada pela Defesa Civil, há algum tempo. Ela fez questão de participar do curso de formação para o Nudec com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre a atuação do órgão e contribuir com a sua comunidade. ” Todo trabalho desenvolvido para formação do Nudec foi nota 10. Pretendo dar continuidade a esse processo, sempre incentivando os cuidados nessa área, que é de risco”, disse a moradora.

Para encerar a programação do curso, foi realizada uma visita às áreas mais problemáticas da localidade. Os pontos foram definidos com a colaboração dos próprios moradores que, a partir da vivência no bairro, puderam indicar pontos que necessitam de maior cuidado. O roteiro preestabelecido foi cumprido à risca e contou com os esclarecimentos e orientações da Defesa Civil de Aracaju para cada situação encontrada.
Luiz Calos dos Santos, 39 anos, chamou atenção para rua Santa Terezinha. No local, há um constante acúmulo de lixo, mesmo com o trabalho permanente de limpeza no local. “É a própria comunidade que deposita o lixo em local indevido. Nós devemos nos reunir para promover a consciência dos moradores quanto aos prejuízos que essa ação causa. O poder público está fazendo a parte dele, mas a comunidade não está colaborando”, avaliou o morador.

Interdição

Os efeitos da formação promovida pela Defesa Civil de Aracaju aguçaram o olhar dos participantes. Foi em meio à formação que surgiu uma observação providencial. Os próprios membros do grupos indicaram a situação preocupante de uma casa que apresentava rachaduras. A solicitação foi imediatamente averiguada pela equipe, que realizou a interdição do imóvel e retirou a família do local.

“Esse é um trabalho que já começa gerando bons frutos. A iniciativa do Nudec promoveu a segurança dos moradores dessa residência que apresenta sério risco”, informou o major Sílvio Prado.
A participante do curso Jéssica Ingride da Silva, 32 anos, comemora o resultado dessa união de forças entre Defesa Civil e a comunidade. “Hoje tivemos a vitória de ver uma família sair de uma situação de risco”, finalizou.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também