13/03/18 - 09:44:49

Defesa Civil Estadual inicia curso de Gestão de Riscos e Plano de Contingência

A abertura do evento contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Depec, da Defesa Civil de Aracaju e do Corpo de Bombeiros, além do novo secretário da Inclusão Social, José Carlos Felizola, e do prefeito Chico do Correio

Na manhã desta segunda-feira, 12, teve início o curso de Capacitação Continuada em Defesa Civil, promovido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh). A capacitação visa alinhar ações com as equipes da Defesa Civil nos municípios e segue até a próxima quinta-feira. A abertura do evento contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Depec, da Defesa Civil de Aracaju e do Corpo de Bombeiros, além do novo secretário da Inclusão Social, José Carlos Felizola, e do prefeito Chico do Correio.

O primeiro módulo está sendo ministrado pela chefe de Divisão Articulada e Preparação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Maria Cristina Dantas, reunindo cerca de 30 coordenadores das Defesas Civis municipais em torno dos temas Gestão de Riscos e Desastres e Elaboração de Plano de Contingência. A palestrante reforçou a necessidade de capacitar as equipes dos municípios para planejar e agir. “Quem faz a Defesa Civil são os que estão no município. Desde 2012, temos uma doutrina nova que não trabalha somente com o olhar focado no desastre, mas sim no risco, e não podemos deixar que o risco se instale. Isso é a gestão de risco: entender os desastres e entender os problemas para apresentar soluções”.

Em seu primeiro evento à frente da Seidh, o secretário José Carlos Felizola pontuou que sua atuação anterior na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) lhe conferiu a experiência do enfretamento à seca. “Passei um ano e 11 meses na Cohidro e, durante esse período, enfrentamos o pico da maior seca da nossa história, trabalhando em conjunto com a Defesa Civil. O problema de Sergipe não é a ausência de chuvas, mas sim a sua concentração em poucos meses, o que ocasiona escassez num determinado período e enchentes em outro. É por isso que temos que focar na prevenção e trabalhar com muito planejamento. Fico feliz de chegar na Seidh já verificando a movimentação do Depec nesse sentido”, frisou Felizola.

Também participou do evento o prefeito Chico do Correio, do município de Nossa Senhora da Glória, município com maior produção da bacia leiteira sergipana. Ele ressaltou a importância da Defesa Civil. “A seca, muitas vezes, nos deixa fragilizados. São fenômenos climáticos que não deixarão de existir, então cabe a nos trabalhar em parceria para promover ações que estabeleçam um ponto de equilíbrio no enfrentamento dessa situação, que é cíclica na nossa região. Por isso, buscamos valorizar muito as ações da Defesa Civil no nosso município, pois sabemos da sua importância”, pontuou o prefeito.

De acordo com o cel. Alexandre José, diretor da Depec, na sexta e no sábado (16 e 17), a Defesa Civil Estadual realiza uma segunda capacitação. “Esse segundo curso é sobre Captação de Recursos Federais para Obras Preventivas, que envolverá um grupo menor de participantes, que servirão como multiplicadores para as equipes municipais. É também de grande importância, considerando que a Defesa Civil Nacional tem recursos para prevenção, mas muitas vezes ficam lá pela falta de projetos”, concluiu.

Foto assessoria