Aracaju, 28 de março de 2024

Sergipe recebe 64ª Reunião da da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Durante dois dias o papel das Imprensas Oficiais será discutido

O Diário Oficial do Estado de Sergipe será o anfitrião da 64ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais – Abio, que acontece nos dias 15 e 16 de março. O encontro serve para discutir temas centrais sobre o desenvolvimento das imprensas oficiais e o processo de digitalização.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, Ricardo Roriz, essa será mais uma oportunidade de trocar experiências, de somar forças, de ouvir o trabalho dos dirigentes no tocante ao funcionamento dos parques gráficos, das editoras e dos processos de digitalizações.

“Em cada reunião que acontece trimestralmente, buscamos insistentemente a transparência, a segurança das publicações, a amplitude do conhecimento a quem busca as informações, que se tornaram obrigatoriamente oficiais, publicadas por cada Diário Oficial”, destaca.

A solenidade de abertura do encontro está confirmada para às 8h30 do dia 15 de março, no Hotel Radisson, no bairro Atalaia, em Aracaju. No primeiro dia, os representantes das Imprensas Oficiais vão debater temas como o uso de aplicativos e os sistemas para diários oficiais.

Outro exemplo de iniciativa que vai ser discutida no primeiro dia vem da Paraíba, onde os livros didáticos da rede de ensino fundamental são publicados pelo estado.

No segundo dia, os representantes vão debater sobre soluções digitais para o mercado gráfico e adaptação dos diários oficiais para essa área.  Além disso, há um espaço sobre a guarda documental dos arquivos de cada imprensa oficial.

Lançamentos

Dentro da programação a Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise realiza o lançamento de duas publicações: a edição 17 da Revista Cumbuca e o livro “123 anos: Imprensa Oficial do Estado de Sergipe”, de Ana Lícia de Melo Silva. Nessa edição da revista, o editor Amaral Cavalcante organizou um especial sobre a reunião.

No especial, há textos do presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, Ricardo Roriz, do diretor Industrial, Mílton Alves, e do presidente da Abio, Luiz Gonzaga de Andrade. Para Andrade, a Imprensa Oficial tem o dever de zelar pela transparência e democracia da informação. “A Imprensa Oficial é a baluarte da credibilidade”, escreve no especial.

Já o livro “123 anos”, de Ana Lícia de Melo Silva, é um registro da trajetória da Imprensa Oficial em Sergipe, que foi criada no final do século XIX e relatou momentos históricos cruciais do estado, como o bombardeio na região do que ia ser a Rodovia dos Náufragos durante a II Guerra Mundial.

Foto assessoria

Por Candida Santos de Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também