Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SOCIEDADE QUER ATOS E GESTOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As composições estão sendo fechadas de forma muito lentamente. ‘Atartarugadas’, para fazer pintar o neologismo grosseiro e sem graça. O momento ainda é de fixação de pontos de vista, ainda muito flutuantes. Estamos em plena ‘safra’ de troca de partidos, através das facilidades de janelas abertas. Até seis de abril pelo menos isso se define e, naturalmente, haverá essa movimentação natural nos pleitos.

Alguns deputados estaduais pensam nisso e conversam muito sobre mudança, que, nas próximas eleições, será palavra de ordem. Mudar não está apenas na ‘cabeça’. É preciso que se revele nos gestos, mesmo antes de encarar outra sigla. E até [por que não?] pelos passos mais à frente que o novo partido acene.

A sociedade não que apenas palavras da moda, mas atos e gestos que superem a dialética. É que não há mais espaço para palavras que se perdem entre atos e ações do que sempre foi rotina na política e fortaleceram a mentira, a farsa, a corrupção.

Deputados federais também estão buscando alternativas. Não de mudanças, mas para manter a força da reeleição e do continuísmo perverso. Partidos políticos estão à busca de parlamentares ‘craques’ em votos nos seus Estados e mantenedores da política do atraso, que correu o Brasil até entregá-lo de vez às mais sórdidas praticas de corrupção, crimes e todo o arsenal de atos que caracterizem a desonestidade epidêmica.

Até o momento não há nenhuma composição absolutamente definida. A mais sólida ainda é a da base do Governo, que já há quatro anos se sabia de sua formação. Mas o correto para os partidos seria esperar mais, até julho, quando são realizadas as convenções e se definem os blocos que disputarão as eleições, exatamente para chegar-se a um consenso sobre o que se pode fazer para mudar um País em estado terminal.

JULGAMENTO VOLTA À PAUTA

O julgamento dos deputados envolvidos no caso das subvenções em Sergipe, saiu de pauta do TSE ontem, mas já retornou para quinta-feira.

Processo só pode julgar com todas as partes presentes.

NÃO TEM VINCULAÇÃO POLÍTICA

O advogado Marcio Conrado vê boas chances para os deputados, porque considera que no quesito eleitoral “não há demonstração de liame político” com a administração.

Marcio concorda que esses adiamentos tornam tensos os parlamentares.

DISCUSSÃO NA OPOSIÇÃO

Circula forte a informação de que, neste final de semana, houve uma forte discussão entre os dois candidatos majoritários da oposição, André Moura e Eduardo Amorim.

Seria sobre candidaturas ao Senado ou a Governo.

SEM MUITOS DETALHES

Não vazou detalhes sobre a discussão, mas a informação principal é que André Moura e Eduardo Amorim querem disputar o Governo.

O bloco opina sobre o assunto e acha que André tem melhor perfil para disputa.

DESMENTIDO RÁPIDO

O deputado André Moura desmentiu qualquer tipo de discussão com Eduardo Amorim e disse que os dois se entendem muito bem.

Inclusive viajaram juntos ao interior.

DENTRO DO ENTENDIMENTO

André disse, ainda, que Amorim sempre anunciou sua candidatura ao Governo e que ele jamais disse que disputaria o Senado: “tudo será resolvido dentro do entendimento”.

André não tem pressa para formação da chapa majoritária.

INDICAÇÃO DE SECRETÁRIOS

Quando Belivaldo Chagas assumir o Governo, em abril, o critério da escolha de secretários terá apenas um detalhe a mais: os partidos devem sugerir dois nomes.

Depois de discutir com o governador, a indicação será feita.

DIFICULDADES DE CANDIDATOS

Os deputados federais pelo MDB estão com dificuldade para disputar a reeleição porque o partido está dispondo para ele apenas R$ 1,5 milhão do “fundão eleitoral”.

Em relação a outros partidos a grana é muito curta.

BEM MELHORES OFERTAS

Segundo informação de Brasília, o DEM e o PP estão oferecendo R$ 2,5 milhões a cada deputado federal já com mandato, que for para o partido.

O PR também oferece esse valor pela cabeça de federal.

REUNIÃO COM ALCKMIN

Eduardo Amorim viajou ontem ao lado de André Moura para Brasília e do aeroporto foi direto para uma reunião com Geraldo Alckmin na sede do (PSDB).

Disse que está determinado, consciente, preparado e motivado para disputar o Governo.

DESMENTE MAL ESTAR

Sobre um mal estar entre Amorim e André, o senador desmente: “isso não existe, está tudo caminhando bem”, disse, lamentando “esse tipo de boato”.

Anunciou que até final deste mês será anunciada a chapa majoritária.

ACM QUER FALAR COM PSB

Amigo pessoal de Valadares Filho (PSB), o presidente nacional do DEM, ACM Neto terá uma conversa com o deputado para tentar uma composição em Sergipe.

Esse encontro não fez bem a Valadares em 2016.

DETALHE SOBRE COMPOSIÇÃO

Na há mais clima para reabrir o diálogo entre o PSB e o bloco oposicionistas para uma composição. Valadares Filho não tem mais interesse numa aliança.

Já se abriu diálogo com outros partidos, fora da esfera do PSDB e PSC.

ASSUME MANDATO DIA 25

O senador Valadares (PSB) retorna ao Senado dia 25. Enquanto está afastado, conversa muito nos bastidores para formação do bloco que apóie Valadares Filho ao Governo.

O senador se mostra muito confiante na candidatura do filho.

VIAGEM À BUSCA DE RECURSO

O governador Jackson Barreto (MDB), mantendo silencio, desembarcou ontem em Brasília ao lado do deputado federal Fábio Reis.

JB ainda acredita na liberação de recursos.

MACHADO E PRESIDÊNCIA

José Carlos Machado desmente que esteja em qualquer movimento para tomar o DEM e lembra que não pretende ser mais presidente de nenhum partido.

– Mendonça preside o DEM com a anuência de senadora Maria do Carmo, disse.

UMA DAS RAZÕES SERIA JOÃO

Machado diz que jamais adotaria qualquer posição em relação ao DEM, até mesmo por atenção e respeito ao ex-governador João Alves Filho.

Machado considera que João Alves foi o maior governador de Sergipe.

FÁBIO SAI DIA 06 DE ABRIL

O secretário de Turismo, Fábio Henrique (PDT), deixa o Governo dia 06 de abril, para disputar o mandato de deputado federal pelo partido.

Lembrou que ainda não conversou com Belvaldo Chagas.

É BOM NÃO FECHAR QUESTÃO

O ex-deputado Jorge Alberto (PPS) acha importante que o seu partido não feche questão nos Estados sobre composições e espere decisão da direção nacional.

Lembra que as convenções ocorrerão em março.

Notas

De pires nas mãos – Dirigentes das seis principais centrais sindicais do país começaram a elaborar um documento a ser entregue aos presidenciáveis, informa o Painel da Folha. “Querem garantir o apoio do próximo governo a novos meios de financiamento dos sindicatos, depois do fim do imposto sindical”.

0x0

Bem republicano – Rodrigo Janot foi ao Twitter, ontem, manifestar seu desagrado com o encontro entre Michel Temer e Cármen Lúcia na casa da presidente do STF. O mesmo Janot que foi flagrado por O Antagonista com o advogado de Joesley Batista num depósito de bebidas, em Brasília. Bem republicano.

0x0

Novo corte na Selic – Os resultados da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em fevereiro levaram economistas a mudar suas projeções e sinalizar um novo corte da taxa Selic na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para 20 e 21 de março.

0x0

Jardim de infância – Segundo O Antagonista, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, disse que nesta terça será instalada “com certeza” a comissão especial para tratar do projeto de privatização da Eletrobras. Os petistas, adivinhem, vão tentar transformar o colegiado em mais um jardim de infância.

0x0

Estado de exceção é isso – O deputado Henrique Fontana (PT) diz que a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, não aceita votar habeas corpus do ex-presidente Lula, mas aceita reunir com presidente investigado e julgado pelo próprio STF para ouvir suas recomendações. Golpe e Estado de exceção é isso!

0x0

Uso dos aviões da FAB – Pré-candidatos ao Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, têm usado aviões da FAB para viajar pelo país. Em ritmo de pré-campanha, os dois usufruem do benefício para participar de eventos, muitas vezes incongruentes com o cargo que ocupam.

Conversando

Artista da terra – Muitas críticas as esculturas montadas em frente ao Museu da Gente. A queixa maior é que não foi feita por um artista da terra.

Deixar o cargo – O governador Jackson Barreto (MDB) está trabalhando intensamente para deixar o cargo. Tem conversado com lideranças de todos os partidos.

Sem retorno – Os Valadares já estão convencidos de que não haverá retorno para uma composição com o bloco da oposição.

Alguns receios – Pessoas que trabalham com o deputado federal Valadares Filho (PSB) receosas de sua candidatura a governador. Alguns preferem à reeleição garantida.

Fora de Pauta – Saiu de pauta do TSE mais uma vez a votação dos deputados de Sergipe envolvidos nas questões das subvenções.

Grande festa – A cidade de Japaratuba prepara uma grande festa para o Dia de São José (19), data que mede o período de chuvas no Estado.

Melhor marketing – Lideranças do interior estão cobrando benefícios para apoio a políticos nas próximas eleições. O dinheiro ainda é o melhor marketing dos pleitos.

Não vêem bandidos – Subtenente Samuel vê a OAB, Direitos Humanos, Anistia Internacional e o escambau, de olho nos militares que estão atuando no Rio de Janeiro.

Dois a federal – Assembleia até agora tem apenas dois candidatos a deputado federal: Gustinho Ribeiro e Pastor Antônio. Este último ainda possível…

Leia também