Aracaju, 29 de março de 2024

Felizola visita juíza Iracy Mangueira na coordenadoria da Infância do TJ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Na manhã desta terça-feira, 13, o secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social, José Carlos Felizola, esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe, onde se reuniu com a juíza Iracy Mangueira, coordenadora da Infância, Adolescência e da Mulher. Na pauta, a articulação de ações conjuntas visando o fortalecimento da rede de atenção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, bem como da rede de atenção à mulher vítima de violência.

De acordo com o secretário, a visita teve o objetivo também de estabelecer um contato inicial, na sua primeira semana à frente da Seidh. “Achei importante vir aqui, hoje, primeiramente para me apresentar. Além disso, colocar a Seidh à disposição para a continuidade das ações conjuntas já existentes, bem como para estabelecermos novas parcerias e trabalharmos de forma alinhada, no que for necessário. Vou cumprir uma agenda de visitas nesses primeiros dias e, já a  partir de amanhã, vou conhecer in loco os abrigos e demais equipamentos que estão sob nossa gestão”, disse Felizola.

A juíza elogiou a iniciativa e pontuou algumas questões importantes dentro das políticas públicas mencionadas. “Fico feliz que já se comece bem, com a sensibilidade de conhecer os equipamentos. Temos várias pautas que dependem de sensibilidade para avançar”, pontuou Iracy. Segundo ela, uma dessas pautas prioritárias é o cofinanciamento de média complexidade.

“Conseguimos um avanço na gestão de Zezinho Sobral, no cofinanciamento da Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Precisamos agora buscar meios de fortalecer a média, porque são os CREAS que executam as medidas socioeducativas de meio aberto. Então quanto mais sólida estiver essa política, menos teremos a necessidade de encaminhar para internação”, pontuou a juíza. O retorno à sociedade desse adolescente em conflito com a lei em condições de convivência depende, segundo ela, desse sistema. “É muito importante esse serviço, tanto que estamos gestando, em parceria com a própria Seidh, um seminário sobre as medidas de meio aberto”, continuou Iracy.

Presente na reunião, a assistente social da Coordenadoria da Infância e Adolescência do TJ/SE, Maria da Conceição Prado, ressaltou a necessidade de promover uma capacitação também para as equipes que atuam nas unidades de acolhimento. “Sergipe avançou muito nessa questão. Somos um dos poucos estados que alcançaram 100% de cobertura no acolhimento. Tivemos a fase do convencimento dos gestores municipais quanto à adesão ao serviço, depois de efetiva implantação, e agora é chegado o momento de capacitar as equipes, para que elas estabeleçam a melhor forma de conduzir as diversas situações que surgem no dia a dia das unidades”, pontuou.

Além do confinanciamento e das capacitações, outras questões pontuadas pela magistrada foram a importância de haver, no acolhimento institucional, uma unidade de retaguarda; e de estabelecer uma forma de acolher crianças e adolescentes em situação de drogadição e problemas mentais. “Aracaju vai abrir uma unidade para a capital por determinação judicial. Seria importante termos uma unidade também que atendesse o restante do estado, porque existem transtornos que exigem um momento de internação”, explicou.

Para o secretário, a visita foi produtiva, ao passo que estabeleceu uma agenda inicial de diálogo. “Acho muito importante que todos os órgãos que compõem a rede de atenção estejam trabalhando de forma integrada e atuando para garantir os direitos. Vamos dar continuidade a esse diálogo e avaliar a viabilidade de implantação das sugestões dadas, para que, dentro do possível, possamos incrementar a Assistência Social no nosso estado”, avaliou Felizola.

Fonte e foto Seidh

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também