Aracaju, 29 de março de 2024

Município de Japaratuba terá internet via satélite

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Em evento realizado na tarde de ontem, 12, em Brasília, foi assinado lançado o programa “Internet para Todos” que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade.

Durante a solenidade, o presidente Temer fez questão de destacar que desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas.

“Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros”, declarou Temer.

O programa oferecerá conexão à internet com preço reduzido. Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até esta segunda feira, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram considerados aptos para formalizar a adesão ao programa.

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

A Prefeita Lara lembrou que caberá ao município disponibilizar o local para a instalação dos equipamentos, cuidar da segurança deste patrimônio e arcar com os custos relativos ao consumo de energia elétrica.

“Este é um grande marco tecnológico para o município de Japaratuba. O programa oferecerá internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a nossa população, inclusive nas regiões mais longínquas”, comemorou Lara.

Outro fator positivo relatado pelo Governo Federal diz respeito ao preço a ser aplicado aos usuários que deverá ser bem inferior àquele que é pago habitualmente a concessionária de telefonia, uma vez que existe isenção tributária no programa ‘Internet Para Todos’.

Portanto,* brevemente o cidadão japaratubense terá conexão rápida e de qualidade com mais informação, interatividade, pesquisa e compartilhamento virtual*.

A navegação pela rede poderá ser feita através de notebooks, tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo.

Secretaria da Comunicação Social

Prefeitura de Japaratuba

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também