Aracaju, 28 de março de 2024

TRAJETÓRIA DE HELENO SILVA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O PRB está aproveitando o momento para se valorizar. É natural. Fincou pé na disputa pelo Senado Federal. E escolheu o ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, para brigar pelo mandato. Ex-deputado federal, com um pequeno entrave jurídico, Heleno Silva é um nome eleitoralmente viável para requerer o Senado.

Concentra maior número de eleitores no alto sertão, mas penetra bem nas demais regiões, sem ter a musculatura de Jackson Barreto (MDB), Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), que já mostraram força em disputas majoritárias.

Tudo indica que vai atingir seu objetivo. Ninguém sabe que de se eleger, mas com certeza de disputar sem ser apenas um ‘poste’. Na base aliada do Governo dificilmente Heleno terá espaço. Ainda não se anunciou oficialmente, mas na situação o nome de Rogério Carvalho (PT) está certo e bem decantado pela maioria dos partidos, embora na disputa com Jackson Barreto as apostas são para o governador.

Isso, lógico, não intimida Carvalho, porque ele está em confronto com os candidatos de partidos da oposição, hoje acrescida do PSB, com o senador Valadares.

O Senado é ideia fixa do PRB e não há sinal de recuo. Heleno Silva não vai para deputado federal porque a vaga está decidida para Jony Marcos. Os dois se entendem muito bem e, não dá para esconder, Jony exerce bem o mandato e se tornou coordenador da bancada federal de Sergipe. Não se cogita nem de longe mudar a trajetória de Jony do seu retorno ao mandato.

Então, o quê fazer? O PRB quer o Senado – não abre mão dele – e ser senador nunca é fácil, mesmo quando são dois nomes, com as vagas preenchidas. Mesmo assim, Heleno tem dois únicos caminhos visíveis mais facilmente: novo grupo formado pelo senador Valadares (PSB) ou no bloco com Eduardo Amorim e André Moura.

Não terá outras opções…

RETORNO MAIS SORRIDENTE

O governador Jackson Barreto (MDB) desembarcou de Brasília mais sorridente. É que foi redobrada a chance de ser assinado o empréstimo de R$ 560 milhões na Caixa.

Jackson manteve uma série de reuniões em Brasília.

PODE SAIR ATÉ SEXTA-FEIRA

Segundo informações de Brasília, o Finisa pode ser liberado até sexta-feira, através de trabalho paralelo do presidente da CEF, Gilberto Occhi.

Poucos acreditavam na liberação do Finisa.

DEPUTADO VÊ DEDO DA OPOSIÇÃO

Um deputado estadual que se encontra em Brasília, que esteve com Jackson ontem pela manhã, disse que o governador acreditou na liberação até o fim.

E acusou: “tem dedo da oposição contra”.

PAPO SOBRE MUDANÇA DE SIGLA

Ainda em Brasília, a conversa é que alguns deputados por Sergipe estão querendo mudar de sigla, como Fábio Reis, que estaria indo para o PP.

A sigla estaria oferecendo R$ 2,5 milhões de fundo de campanha.

FECHAR COMPOSIÇÕES

Até o fechamento das composições, há perspectiva de sérias mudanças nas alianças, mesmo que algumas sejam anunciadas como se decididas.

Composições dependem dos espaços oferecidos.

CONVERSAS E PRESIDENTES

Presidentes de partidos e grupos que conversam sobre formação de alianças, com algumas parecendo definidas, ficam vulneráveis às novas ofertas.

Mandatos e posições no Governo são as moedas naturais do período.

PARTIDOS NÃO ACEITAM

Partidos da base aliada ao Governo não aceitam às exigências do PRB, através de Heleno Silva, para se manter no grupo com a exigência do Senado.

Não vêem o PRB como uma legenda que atrai muitos votos.

IVAN TEM POSIÇÃO TOMADA

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), praticamente mandou um recado durante entrevista concedida ontem, em uma rádio da sua região.

Não parece disposto a mudar de caminho como se trocasse de roupa.

ELIANE PENSA EM ARACAJU

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) revelou, segunda-feira, que a princípio pretende cuidar de Aracaju e não falou sobre candidatura em outubro.

Mesmo assim seu nome é citado para disputar um dos mandatos.

PT LANÇA MAIS UM NOME

A tendência petista Articulação de Esquerda vai lançar um candidato a federal: a presidente do Sintese, professora Ângela Maria.

João Daniel e Márcio Macedo são os candidatos a federal da tendência CNB.

VALADARES TRABALHA ALIANÇAS

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está entusiasmado com a candidatura de Valadares Filho ao Governo do Estado e vem conversando muito.

A candidatura de Valadares Filho é para valer.

ANIMADO MAS COM CAUTELA

Já o deputado Valadares Filho está animado com a disputa, mas cauteloso. Espera que o seu nome se fortaleça através da formação de um grupo forte.

– Muita gente está se chegando e podem ocorrer surpresas.

POSIÇÃO CONTRA PRISÃO

Advogados aproveitaram a sessão mensal da OAB, que aconteceu ontem em Brasília, para pedir que a entidade se posicione contra a prisão do ex-presidente Lula.

Um deles foi o presidente da OAB em Sergipe, Henri Clay.

LANÇAMENTO DE CHAPA

Segundo informação de pessoas ligadas ao PSB, entre os dias 20 e 30 deste mês será lançada à chapa majoritária, com Valadares Filho a governador e o pai ao Senado.

Os demais candidatos virão de outras legendas.

SÓ NO SEGUNDO ESCALÃO

O deputado federal Jony Marcos (PRB) disse ontem que só tem no Governo cargos de segundo escalão e por isso o partido ainda não os entregou.

O PRB não tem nenhuma Secretaria.

TENDÊNCIA É MUDAR DE BASE

Vem sendo bem comentada entre partidários do Governo, que o PRB não demora muito e vai anunciar sua passagem definitiva para a oposição.

É a única área que garante a Heleno Silva disputar o Senado.

TARANTELLA APRESENTA ALIADO

João Tarantella, candidato a governador pelo PSL, disse ontem que disputa o mandato com apoio do pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro.

Aproveitou e apresentou Luizão Donatramp a deputado federal.

TODOS DE PÉ EMBAIXO

Donattramp também falou. É de Itabaiana e pediu o voto de todos que pretende mudar o Brasil. Garantiu que a sua luta será essa.

Pediu aos eleitores que votassem nele com ‘o pé embaixo’.

Notas

Prisão em 2ª Instância – Ministro Edson Fachin afirmou que cabe à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidir se a corte deve ou não rediscutir a possiblidade de prisão após condenação em segunda instância. O ministro ressaltou que a Corte já discutiu essa questão três vezes e tem uma posição majoritária sobre o tema formada.

0x0

Mantega é denunciado – A Justiça Federal em Brasília acolheu, ontem, denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Com a decisão, Mantega se torna réu no operação Zelotes. O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal do DF, foi quem aceitou a denúncia.

0x0

Operação Lava Jatinho – O pré-candidato do DEM à presidência da república será investigado na recém inaugurada Operação Lava-Jatinho. Levantamento do Estado de São Paulo Rodrigo Maia viajou 63 vezes pela Força Aérea Brasileira para compromissos pelo país, a maioria deles no Rio de Janeiro.

0x0

Jucá se torna réu – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou ontem, por unanimidade, denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em um desdobramento da Operação Lava Jato.

0x0

PT está na preferência – A pesquisa do Ibope chamada Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018 mostrou que o PT é o partido que tem a “maior simpatia e preferência” do povo brasileiro. Na realidade do Partido dos Trabalhadores penetrou na massa e se mantém como a legenda preferida do povão.

0x0

Planos de Saúde é campeão – O setor de planos de saúde foi o campeão de reclamações de consumidores ao Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo levantamento divulgado segunda-feira, as queixas relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017.

Conversando

Agenda cheia – O senador Valadares (PSB) está de agenda cheia para conversas sobre a candidatura de Valadares Filho ao Governo do Estado.

Montar aliança – Valadares está conversando com segmentos importantes da política sergipana e com legendas de médio porte, para montar uma aliança.

Belivaldo Chagas (SDB) também tem conversado muito e busca aliados para tratar sobre o fortalecimento e unidade da base que o apóia.

Muita tensão – Maioria dos deputados que deve ser julgado amanhã pelo TSE está sem suportar mais os adiamentos. Quanto mais adia, mais aflitos ficam.

Nova equipe – Só quando o governador Jackson Barreto deixar o Governo é que Belivaldo Chagas vai tratar da montagem de uma nova equipe.

Não discute – O secretário de Turismo, Fábio Henrique, não discute mais sobre candidaturas: “disputa vaga na Câmara Federal e vai estar na base aliada ao Governo”.

Preside reunião – Vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, presidiu reunião ontem no Paraná sobre a Caravana do Presidente Lula no Rio Grande do Sul.

É fantástico – Traficantes e membros do crime organizado jamais imaginavam que tinham tanto apoio da OAB e de entidades sociais. É fantástico…

Posições radicais – Incrível como as pessoas se transformam em favor da violência incontrolável, por posições política radicais e, da mesma forma, odienta.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também