Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

AS MUDANÇAS SÃO ESSENCIAIS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Ao assumir o Governo em abril, o vice-governador Belivaldo Chagas (MDB), que vai disputar a reeleição, dará um novo perfil à administração. Uma nova dinâmica, com um estilo naturalmente mais arrojado. Vai herdar um Estado com problemas, inclusive de pagamento de salário, e terá que colocar as coisas nos trilhos. Chagas pode até não pagar o salário dentro do mês, mas o projeto é de fechar a folha até dia 10 do mês seguinte.

Será, naturalmente, um passo muito interessante, porque salários atrasados nenhum servidor merece. Mesmo aqueles que sequer vão trabalhar. O governador Jackson Barreto pegou um Estado com dificuldades financeiras, da administração Marcelo Déda. Tudo muito difícil a ponto de, com a explosão da crise econômica nacional, não ter condições de recuperar uma situação de pré-falência.

Ainda se vive em crise. O País não se pôs em ordem, embora já se perceba uma luz no final do túnel, com uma leve recuperação financeira. Dentro dessa chance de se reencontrar o caminho do desenvolvimento, há necessidade de mudanças de um quadro conturbado e desacreditado da vida brasileira e – claro – sergipana, para se colocar sangue novo e impor cenários que dêem esperança para o futuro.

Belivaldo Chagas – que continuará ao lado de Jackson Barreto numa nova maratona política – terá que mostrar a que veio agora e o que poderá fazer nos próximos quatro anos, caso reeleja-se, para não mostrar uma gestão baseada na velha mesmice e com os mesmos personagens de uma imensa balbúrdia que já dura muitos anos, exatamente por falta de sentimento voltado para o Estado e sua gente cheia de ganância, exageros, vaidades e interesses de grupos.

É preciso mudar muito. Deixar os delirantes ‘à deriva’. Mudar não se faz apenas na visão cronológica, mas através de ações que ponham a coisa pública acima de uma política que beneficia a esses segmentos minoritários que adubam uma sociedade miserável e sem esperança.

ALMOÇO COM JACKSON

O governador Jackson Barreto (MDB) jantou em Brasília com Heleno Silva e Jony Marcos (PRB), na terça-feira, e trataram sobre alianças políticas.

Quando Belivaldo assumir, o PRB terá conversa idêntica com ele.

TRATARAM DE OBJETIVOS

Segundo Heleno Silva, foi conversado sobre os objetivos do PRB na formação da chapa proporcional para deputados estadual e federal.

– O PRB não pensa apenas no Senado, disse.

NADANDO DE BRAÇADA

Candidatos proporcionais do PRB pensam como os de outros partidos: “quem disputa mandato e está na estrutura de Governo nada de braçadas. Os demais ficam carentes”.

– O projeto do PRB passa também pela chapa proporcional e quer igualdade.

HELENO E QUESTÃO JURÍDICA

Já o ex-prefeito Heleno Silva está correndo para resolver seus problemas jurídicos e disputar o Senado. Seus advogados estão otimistas quanto a um resultado favorável.

Caso seja impedido, o PRB tem o plano ‘B’, que é Ivan Leite.

AVALIAÇÃO DA OPOSIÇÃO

Um membro influente da oposição disse ontem que se André Moura não for o nome do bloco para governador haverá uma defecção de parte do grupo.

– Eduardo Amorim não conseguirá apoio integral dos oposicionistas.

MANIFESTAÇÃO A CAMINHO

Está sendo preparada uma manifestação do bloco oposicionista favorável à candidatura de André Moura ao Governo do Estado e não ao Senado.

A oposição está em ebulição…

BENEDITO DEIXA GOVERNO

A informação é dos corredores do Palácio: o secretário de Governo, Benedito Figueiredo, deixa a função no mesmo dia que Jackson Barreto.

Vai ajudar o filho Alexandre na campanha a Federal e tentar suplência de senador.

FÁBIO REIS A IDA PARA O PP

O deputado Fábio Reis (MDB) já conversou com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e com Gilberto Occhi, também do partido. Tem ponto de vista firmado.

Só troca de legenda se tiver o apoio de Venâncio Fonseca (PP).

JACKSON NÃO DEIXA O MDB

Tem outro detalhe: o governador Jackson Barreto permanece no MDB e vai disputar o Senado pela siga. JB já apelou para Fábio ficar na legenda.

De qualquer forma as conversas continuam.

SIQUEIRA E O PSB EM SERGIPE

O senador Valadares esteve ontem com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que se mostra interessado com os rumos da sucessão em Sergipe.

– PSB em Sergipe mantém conduta de respeito aos princípios da nova política, disse.

A QUEM INTERESSAR POSSA
Reinaldo Moura filosofando: “Hoje é dia de olhar para frente e não para trás. Não se deixe carregar pela vaidade e pelo egoísmo, que pode lhe trazer arrependimento”.

E conclui: “Não maltrate o presente porque, de repente você pode ficar sem futuro”.

SEM TICKET ALIMENTAÇÃO

Funcionários da empresa ‘It Consulting’, que presta serviços ao Seac e Seplag, estão há mais de dois meses sem o ticket alimentação.

– A empresa diz que Rosmman Pereira ainda não fez o pagamento.

VISITA DE ALBANO AO PPS

Albano Franco fez visita de cortesia ao presidente do PPS, Clóvis Silveira. Uma conversa boa e Myriam Ribeiro foi convidada a disputar mandato de deputada estadual.

Tanto Myriam quanto Albano vão analisar a possibilidade.

ALMOÇO BEM QUENTE

Essa chegou ao final da noite. No ‘Coco Bambu’, em um animado almoço, ontem, em Brasília, estavam Valmir de Francisquinho, Carlos Eloy, Eduardo Amorim e Heleno Silva.

– Praticamente Heleno bateu o martelo sobre o PRB na oposição, disse uma fonte.

CIRCULAR O ESTADO TODO

Segundo ainda a mesma fonte, Heleno Silva teria dito durante o almoço, que se Eduardo for candidato a governador, ele vai circular o Estado todo em campanha.

Apenas para lembrar: Heleno almoçou com Jackson na terça-feira.

CONVERSA COM ADELMÁRIO

Belivaldo Chagas teve conversa pessoal com Adelmário Gomes sobre a possibilidade dele assumir a Secretaria da Fazenda, durante o seu Governo.

Adelmário é filho de um vereador da cidade de Carira.

TÉCNICO BEM CLASSIFICADO

Delmário Gomes é gerente geral da maior agência do BNB em Recife e se mostra entusiasmado com a carreira na área financeira, apesar de se animar com a conversa.

Nada ficou definido e não se tratou de qualquer posição política.

Notas

Apressar julgamento de Lula – O advogado Sepúlveda Pertence disse que a ministra Cármen Lúcia “reafirmou sua decisão” de não pautar o julgamento do habeas corpus preventivo de Lula. Ele disse também que agora vai “tomar providências para, de outra forma, apressar o julgamento do recurso”.

0x0

Presença de cachorros – Ministro da Fazenda e possível presidenciável Henrique Meirelles tem tentado dar toque mais “pessoal” ao seu Instagram. Se antes as postagens se resumiam às conquistas e realizações profissionais, nesta semana duas postagens se destacaram pela presença não de números ou eventos, mas de cachorros.

0x0

Gleisi puxa orelhas – Gleisi Hoffmann rebateu declarações do governador da Bahia, Rui Costa, que chegou a dizer para o PT deixar de marra. “O impeachment [de Dilma Rousseff] foi um golpe contra a democracia que não tem como ser apagado da história. Por isso, a gente não quer votos de quem apoiou o impeachment.”

0x0

Retorno da violência – O Psol (Partido Socialismo e Liberdade) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) ontem uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questionando a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O Psol quer a suspensão da intervenção e “o retorno da violência”.

0x0

Assassinam reputações – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse a O Antagonista que é uma “sordidez” e “tentativa de coação” a publicação do PT sobre ela  ter comprado um imóvel que pertenceu ao doleiro Fayed Traboulsi. “Petistas são especialistas em assassinar reputações”.

0x0

Bolsa Família terá aumento – O presidente Michel Temer afirmou ontem que não pretende acabar com o Bolsa Família e que o programa deve receber aumento em breve. Temer fez a declaração durante sua participação na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que ocorre em São Paulo até hoje.

Conversando

Fracasso e solidão – Do senador Valadares (PSB): “a quem interessar possa – aos traidores o destino apenas lhes reserva fracasso e solidão”.

Precisa investigar – As pesquisas de opinião pública que são exibidas favorecendo até candidatos que não oficiaram o que vão disputar são pagas e o TRE precisa investigar.

Ludibriar opinião – Essas pesquisas pagas por quem quer ludibriar a opinião pública não podem se manter, em tempo de tentativa de mudanças e moralidade.

Ganha quem paga – É bom continuar lembrando que ninguém ganha pesquisa se não pagar uma ascensão que, sequer, chegou ao eleitorado.

Mudança de equipe – Segundo um membro do Governo as mudanças na equipe serão expressiva, já para revelar mudanças de estilo e pensamento.

João Daniel – O deputado federal João Daniel (PT) integra a tendência Esquerda Popular Socialista dentro do seu partido e não a CNB, como foi publicado.

Volta ao DEM – Mendonça Prado vem conversando de forma ainda discreta, mas o DEM atrai muita gente, que começa a retornar com novas perspectivas.

Novos grupos – A formação de novos grupos não está fácil, em razão da visão concreta de vencer o pleito, feita por alguns políticos mais experientes.

Mais preocupado – A Copa do Mundo e os festejos juninos vão atrapalhar a votação de dezenas de projeto na Câmara Federal. É uma preocupação do Planalto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também