Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Crianças e adolescente precisam ser vacinados contra HPV e Meningite C

vacinação-HPV

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está alertando os pais de crianças e adolescentes para a importância de levarem seus filhos para se vacinarem contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e a Meningite C, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), que pretende imunizar 10 milhões contra as doenças. “Todas as unidades de saúde estão abastecidas com as vacinas”, disse a enfermeira da Central de Imunizações da SES, Ana Beatriz Lira.

Estão sendo chamados para vacinação contra o HPV meninos com idade entre 11 e 14 anos, e meninas na faixa entre nove e 14 anos.  Segundo a enfermeira Ana Beatriz Lira, a vacinação contra o vírus já ocorre regular e rotineiramente nas unidades básicas de saúde. “Neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), o governo federal intensifica as ações de imunização, mas as vacinas estão sempre disponíveis nas undiades de saúde”, enfatizou.

Em Sergipe, a média de consumo de vacinas de HPV é de 20 mil doses mensais, mas a enfermeira esclarece que não há meta para esta ação, embora paulatinamente o Ministério da Saúde venha ampliando a faixa etária. “Na primeira edição da vacinação contra o HPV em adolescente alcançou somente meninas e constatamos 100% de adesão. Desde então, as faixas etárias foram aumentando, houve a inclusão dos meninos no processo, mas a cobertura vacinal vem diminuindo”, comentou Lira, acrescentando que para ficar imune contra o vírus HPV a crianças e o adolescente precisam de duas doses. A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira aplicação.

Em relação à vacinação contra a Meningite C, a enfermeira da Central de Imunização informa que a vacina também está disponível nas unidades de saúde para meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos. Ela lembrou que a vacina nesta fase da vida representa um reforço das doses tomadas por eles no início da vida, ou seja, aos três meses a primeira dose, e aos cinco meses, a segunda.

HPV

O HPV é um vírus que infecta exclusivamente os seres humanos e ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. A ação do vírus sobre as células da pele favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos, tais como as verrugas comuns de pele ou as verrugas genitais. Porém, quando área infectada é a mucosa do colo do útero, da vagina, do pênis ou do ânus, o vírus pode induzir a formação de tumores malignos, gerando, por exemplo, o câncer do colo do útero e o câncer anal.

O que torna o HPV um problema sério de saúde pública é a sua capacidade de provocar alguns tipos de câncer. 99% dos cânceres de colo de útero, 93% dos cânceres de ânus, 60% dos cânceres da vulva e 50% dos cânceres de pênis e vagina estão relacionados à infecção pelo HPV. Raramente, o HPV também é capaz de provocar câncer da laringe, da boca, dos seios nasais e do esôfago.

Meningite

A Meningite é o nome que se dá à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. É uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos. A meningite meningocócica é a forma mais temida, pois seu quadro pode ser rápido e devastador.

SES

Leia também