Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NAT realiza ação itinerante de emissão de Carteiras de Trabalho em Carira

6

A equipe de atendimento do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) esteve no município de Carira, na terceira ação itinerante deste ano para oferta do serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos municípios. Cerca de 50 pessoas foram atendidas das 8h às 12h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, distante 110 km da capital.

“Trata-se de uma parceria entre o NAT e os municípios para garantir que essas populações tenham o acesso garantido aos seus direitos, pois sabemos das dificuldades que muitos enfrentam para poder vir até a nossa sede”, explicou a coordenadora do NAT, Sandra Magna Rezende, que lembrou que outros municípios também têm recebido suas equipes e a demanda pelos serviços é sempre alta.

Daniele dos Santos, de 25 anos, foi uma das primeiras a pegar a senha. Ela solicitou a primeira via da sua CTPS no local e, segundo ela, isso só foi possível graças à presença do NAT no município. “Não tinha condições de ir até a capital para fazer e foi muito bom, pois pude fazer por aqui mesmo, sem precisar deixar o meu filho sozinho”, comemorou a jovem.

O assistente social do município, Sérgio de Rezende, acompanhou de perto o serviço e explicou a importância de ações como essa para Carira e outras cidades do interior. “Temos uma necessidade muito grande para a emissão de documentos, principalmente da Carteira de Trabalho, já que há novas oportunidades de trabalho surgindo na região. Com essa ação, já são 150 carteiras emitidas aqui, mas ainda tem muito mais gente precisando. Muitos não têm tempo ou recursos para solicitar esses documentos na capital”, explicou.

O secretário do Trabalho e da Inclusão Social, José Carlos Felizola, explica que essa é uma ação importante, através da qual é possível para o Estado prestar apoio aos municípios. “Sabemos das dificuldades que os municípios enfrentam e do quanto a somação de esforços é necessária para ajudar as pessoas que mais precisam nessas localidades. Então, o NAT está sempre aberto a solicitações desse tipo e de portas abertas em todos os 13 pontos de atendimento, para auxiliar o trabalhador sergipano”.

Quem solicitou a CTPS em Carira ontem ou já havia solicitado em ações anteriores, poderá retirar o documento já no próximo dia 28, apresentando um documento de identificação com foto e o Protocolo de Solicitação na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, que fica localizada na Rua Luiz de Matos, sem número.

Foto assessoria

Leia também