Aracaju, 28 de março de 2024

EDVALDO EMPOSSA 225 NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SAÚDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

O prefeito Edvaldo Nogueira empossou 255 novos trabalhadores da área da Saúde, em solenidade na manhã desta sexta-feira, 16. Aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), estes profissionais, de 18 áreas distintas, atuarão nas Redes de Atenção Primária e de Urgência e Emergência de Aracaju. Com a chegada destes trabalhadores, a rede municipal de Saúde dá um passo decisivo de reestruturação, que culminará na ampliação e melhoria do atendimento. Outras convocações serão realizadas até totalizar 512 novos profissionais.

“Estou muito feliz com a chegada destes novos profissionais, todos eles escolhidos por mérito. Nenhum deve nada a ninguém. Eles não entraram aqui indicados por mim, nem por qualquer outro político. Foram escolhidos através de uma seleção transparente e profissional. E isto é muito bom, pois todos estão capacitados para dar o seu melhor no atendimento de saúde aos aracajuanos. A chegada de 255 profissionais nos postos e unidades de urgência e emergência tem um impacto positivo direto na vida da nossa gente. Na hora em que muitos estão demitindo, nós estamos contratando. Este é mais um passo da reconstrução da cidade, a partir da reestruturação da Saúde”, afirmou o prefeito.

Em discurso aos novos funcionários, Edvaldo destacou que o maior desafio do servidor público é “estar preparado para atender bem os que mais precisam”. Para isso, frisou ele, é preciso “colocar uma dose de amor, carinho e solidariedade” em todas as atividades. “Não é apenas o salário que deve motivar o servidor. Quem acha isso, vai ter muita dificuldade. É preciso um novo olhar”, disse.  Edvaldo ainda ressaltou que os problemas na área da Saúde “não serão resolvidos num passe de mágica”, mas ponderou que o PSS da Saúde é um passo decisivo de enfrentamento “com coragem, determinação e doçura”.

O prefeito expôs também, em seu discurso, aquilo que planeja para a Saúde dos aracajuanos. “Quero em 2020, ao concluir este mandato, ter evoluído a nossa rede para que 100% dos remédios estejam disponíveis, para que o Prontuário Eletrônico já esteja implantado, que a fila dos exames esteja caminhando. Precisamos que o cidadão seja bem atendido. O povo quer resultado. Eu tenho me esforçado para dar o meu resultado, dando o melhor de mim pela cidade”, destacou.

19 mil inscritos

Ao todo, 19.146 profissionais se inscreveram no PSS da Saúde, o que representou uma concorrência de 37 pessoas por vaga, demonstrando assim a respeitabilidade e seriedade do processo. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, salientou que o trabalho foi desenvolvido de maneira planejada junto à Secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão, “que conduziu com muita competência o PSS”. “O início, o meio e o fim ocorreram com toda a legalidade e transparência. Hoje, ao dar posse aos novos trabalhadores, temos como única finalidade recompor a nossa rede e levar o serviço de saúde de melhor qualidade para a população”, disse.

Na próxima semana, os 255 funcionários recém-contratados passarão por uma capacitação, para em seguida iniciar o trabalho nas unidades de Saúde. “A capacitação é uma demonstração do que queremos para a nossa comunidade”. Nesta etapa foram convocados 47 médicos, 31 enfermeiros, 117 técnicos de Enfermagem, 16 farmacêuticos, oito cirurgiões dentistas, 10 profissionais de Educação Física, 16 técnicos de Radiologia, quatro técnicos de imobilização ortopédica, cinco auxiliares de Saúde Bucal e um nutricionista.

Médico de Saúde da Família, Sérgio Luís disse compartilhar da mesma tese do prefeito de “atendimento fraterno”. “Eu vinha atuando na outra categoria de contratação em um posto de saúde do bairro São Conrado e compartilho com o prefeito Edvaldo Nogueira esse pensamento de um atendimento fraterno, onde se possa exercitar a arte da medicina para assegurar uma melhor condição de vida para os que mais necessitam”, afirmou.

Da mesma forma, o técnico em Radiologia, Adriano Gomes de Souza, declarou que a expectativa é “contribuir com a melhora da saúde na cidade”. “Faz tempo que eu aguardava um processo seletivo como esse, pois ele serve para trazer renovação e qualidade para a rede”, comentou.

Aos 255 profissionais se unirão, nos próximos dias, outros 130 novos convocados. O Diário Oficial do próximo dia 20 de março publicará o chamamento. Os convocados passarão por pericia médica e deverão entregar seus documentos no início de abril. Os contratos de todos os selecionados no PSS têm duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Foto Marco Vieira

Por Valter Lima

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também