Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Lesões de menisco: entenda como ocorre e o melhor tratamento

5

O menisco é um componente de alta importância na articulação do joelho. Ele distribui a carga, amortece o impacto e estabiliza a articulação, e quando há um desgaste na cartilagem surge uma osteoartrite, que compromete a função deste elemento. Com essa sensibilização, as lesões ocorrem e causam dor, que é o principal sintoma de que há algo errado. Também podem ocorrer lesões durante práticas esportivas ou  traumas como quedas fortes.

Tratando as lesões de menisco

As dores no menisco podem afetar pessoas de todas as idades, mas atingem principalmente atletas de alto impacto – incluindo os mais jovens – e indivíduos acima dos 40 anos por conta do desgaste natural das articulações.

As lesões meniscais atingem sobretudo o chamado menisco medial, que se localiza na parte mais interna do joelho, e algumas delas podem causar o desenvolvimento de cistos no menisco.

A dor, que é o principal sinal da lesão, pode piorar conforme determinados movimentos – agachamentos e cruzamento de pernas, por exemplo. O inchaço (por conta da inflamação da membrana que recobre a cartilagem) e o travamento do joelho também podem surgir.

O tratamento depende não só do tipo da lesão, mas também do quadro clínico individual de cada paciente. O chamado tratamento conservador – que não utiliza a intervenção cirúrgica – costuma dar bons resultados nas lesões resultantes da degeneração natural / osteoartrite. Medicações contra a inflamação, aplicação de gelo local e fisioterapia são algumas das recomendações mais frequentes.

A cirurgia artroscópica entra em cena caso o tratamento anterior não surta efeito. Ela remove o fragmento lesionado e, caso faça sentido, sutura o local. O importante é não demorar a buscar ajuda médica caso perceba que o joelho tenha começado a doer frequentemente, inchar ou travar. Quanto mais rápido o tratamento for feito, melhores são os resultados.

Por Aline Matos

Imagem: reprodução shutterstock.com

Leia também