Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Município de Pirambu realiza Projeto “AVC: você pode prevenir”

6

Chamar atenção para a importância de hábitos saudáveis e a promoção da saúde por meio de exames preventivos. É desta forma que o Projeto “AVC: você pode prevenir” foi iniciado na manhã desta sexta, dia 16, na feira do município, onde a Prefeitura de Pirambu através da Secretaria Municipal de Saúde está levando à população a oferta de serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão e glicemia, além de dispensa de medicamentos para hipertensos e diabéticos.

Com o apoio de uma equipe interdisciplinar, o projeto tem como objetivo monitorar e criar um fluxo de atenção e cuidado de prevenção com os pacientes, além de catalogar as pessoas que tenham predisposição ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), que ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

A escolha dos alimentos mais saudáveis contribui para que ocorra um melhor funcionamento do organismo, fazendo com que ele trabalhe de forma mais tranquila, diminuindo assim o risco de possíveis entupimentos, ou rompimento de vasos. Caso o paciente seja diagnosticado com o AVC, deve procurar ajuda com profissionais da saúde para ser encaminhado para o tratamento adequado e realizar exames periódicos.

Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns deles podem ser diagnosticados e tratados, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol alto, doenças cardíacas, gordura no sangue, nível de estresse, uso excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo, obesidade, entre outros.

Os sintomas do AVC são: sensação de formigamento, diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo, alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

A realização do Projeto evidencia a relevância da prevenção no combate à doença e destaca a identificação correta dos sintomas como o maior aliado às vítimas de acidentes vasculares.

Fonte e foto Secom/Pirambu

Leia também