Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

TEM QUE MORRER PRA GERMINAR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Mataram uma vereadora negra, do Psol. Residente do complexo da Maré. Uma entre tantas que já viraram pó através de uma violência que não se freia, não se para e não se leva a sério. As lagrimas pela execução da vereadora Marielle Franco inundaram o Rio de Janeiro, mas não comoveram integrantes do crime organizado que deixam uma cidade, antes maravilhosa, de luto e impotente.

Autoridades de todas as raças e marcas, políticos de todos os estilos e, entidades que só aparecem para ilustrar o trágico, se manifestam. Às vezes, na contramão do pensamento e fala da vereadora. Essa voz calada de Marielle, é como “um grão/uma semente de ilusão/tem que morrer pra germinar/plantar nalgum lugar/ressuscitar no chão”, como canta Gilberto Gil, na música ‘Drão’.

O assassinato de Marielle pode lembrar a morte do estudante Edson, no Calabouço – um restaurante de estudantes – no Rio de Janeiro. Edson na luta contra a ditadura, Marielle em defesa de uma comunidade que se tornou violenta, pela própria estrutura das favelas e pela conivência pacífica. A ideologia de Edson e Marielle não era a mesma, mas a causa era nobre.

A violência no Brasil não cala apenas a voz da vereadora, mas sequer deixa falar crianças ‘encontradas por balas perdidas’.

Quantas vozes com o mesmo tom e sentido das proferidas por Marielle foram silenciadas e não tiveram essa convulsão provocada pelo sentimento popular, mas adubada por políticos indiferentes às causas nobres, que se aproveitam de um momento para, mais uma vez, falsearem o caráter diante do povo que se ilude com as boas intenções dos espertos?.

Marielle é o retrato dessa gente que perambula pelas comunidades, sob ameaça de que sua voz em favor dos seus direitos também silencie para germinar. Até quando o fuzil vai ditar ordens no Brasil?

JACKSON FALA SOBRE FINISA

O governador Jackson Barreto (MDB) disse ontem que não retornou de Brasília alegre e sorrindo, já que não houve nenhum avanço na liberação do empréstimo na CEF.

– Tudo ainda está na vontade, disse.

PRESSÃO DE OUTROS ESTADOS

Jackson explicou que nada evoluiu quanto ao Finisa e há pressão nacional para que seja liberado: “todos os Estados estão esperando pelo pagamento”.

Estados, prefeituras e até ministério estão pressionando.

INAUGURAÇÃO DA ADUTORA

Jackson Barreto inaugurou ontem a adutora de Umbaúba, mesmo sem a presença do ministro da Integração, Helder Barbalho, que não pode comparecer.

Barbalho telefonou e pediu para a próxima semana, porque teve que viajar ontem.

TAMBÉM JULGA POR OBRAS

Bem recebido pela população, com a inauguração da adutora, Jackson Barreto disse que alguns políticos acham que o povo “vai nos julgar apenas pelos salários atrasados”.

– Não é só por isso, mas também por obras que entregamos, disse.

ALMEIDA EXPÕE LOCALIZAÇÃO

O secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), tem levado pessoas a visitar área de Pasta onde funciona alguns setores. Já o inaugurou pomposamente.

Mas é difícil Almeida vai continuar à frente da Saúde a partir de abril.

GRAVAÇÕES COM TERCEIROS

Realmente as gravações feitas em que surgiu transação para compra de voto em 2014 por André Moura e Eduardo Amorim se iniciaram em um bar na cidade de Itabaiana.

A Polícia Federal apurava pedofilia e prostituição no bar.

ESCUTAS FEITAS A TERCEIROS

Através de escutas feitas no bar em Itabaiana, as vozes captadas era de pessoas que votavam com os dois políticos à época e falavam em ‘compra de votos’.

Nada que houvesse participação de André Moura e Eduardo Amorim.

AINDA UM CHAPÃO GERAL

O deputado Luis Garibaldi, ao lado dos seus colegas do MDB, estão lutando para que haja um chapão geral para disputar vaga na Assembleia Legislativa.

A tese é que se não for assim, ninguém quer vir filiar-se.

REUNIÃO COM A CÚPULA

Os deputados querem promover uma reunião com a direção estadual do MDB para tratar sobre este clima e solicitar que se adote providências.

Se não for adotada alguma medida, “a janela ainda está aí”, disse um deles.

GENTE FORTE NA CHAPINHA

Nomes fortes como Breno Silveira, Gracinha Garcez, Adeilton Martins e Janiel Mota, vice-prefeita de Itabaianinha, querem se unir em uma chapinha.

São pré-candidatos a estadual em condições de eleger-se.

GARIBALDI É SÓ MULTA

O julgamento do deputado Garibaldi Mendonça no TSE é sobre apenas uma multa que lhe fora aplicada pelo TRE que ele não aceitou e recorreu.

Não há nada sobre perda de mandato.

CONVERSAS COM GRUPO

André Moura disse ontem que está conversando com demais lideranças do grupo de oposição e até inicio de abril deve ser anunciada a chapa majoritária.

Ainda não decidiu quanto à candidatura ao Governo ou Senado.

APRESENTAR SUGESTÕES

O PRB está disposto a elaborar um projeto, com 10 propostas, para o pré-candidato a governo que vai apoiar. São questões que o partido considera essenciais.

Lógico que se trata de uma contribuição à provável administração.

CONVERSA COM VALADARES

Heleno Silva e Jony Marcos terão uma conversa com os Valadares (PSB) na próxima semana. Vão tratar de composição para apoio à candidatura ao Governo.

Jony não esconde que gostaria de ver Valadares Filho candidato.

UM DETALHE SOBRE JONY

O deputado Jony Marcos, presidente do PRB em Sergipe, diz que ainda vai esperar mais um pouco para ver se o governador Jackson Barreto será mesmo candidato ao Senado.

Lembra que Jackson já disse que não seria candidato e ainda pode desistir.

REDES SÃO MÍDIA DE GUERRA

De Gaudêncio Torquato: Continuo a manter minha posição: Redes Sociais formam mídia de guerra. Uns defendem, outros atacam. Canibalização recíproca.

Não são suficientes para eleger um candidato à presidente. A conferir.

ANIVERSÁRIO REPUBLICANO

O vice-prefeito de Socorro, Betinho, convidou Fábio Henrique (PDT) para sua festa de aniversário, que acontece hoje. Betinho gosta de Fábio.

Politicamente o vice é aliado do prefeito Padre Inaldo (PCdoB).

SOBRE VALADARES FILHO

Pessoas ligadas ao PSB acham que o senador Valadares está mais animado com a candidatura de Valadares Filho ao Governo, do que ele mesmo.

Outra coisa: tem filiado ao PSB que acha que Valadares não deveria arriscar.

Notas

Intervenção divulga nota – Segundo a revista Voto, o gabinete da intervenção divulgou nota sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, do Psol. general Braga Netto repudia as ações criminosas como a que culminou na morte da vereadora e de Anderson Pedro Gomes, motorista dela.

0x0

Vereadora continua assassinada – Segundo O Antagonista, a vereadora Marielle Franco (Psol) continua a ser assassinada. Assassinada pela horda que infesta às áreas de comentários dos sites de notícias, inclusive o nosso, dizendo que Marielle “merecia morrer”. Assassinada por blogs sujos que, em busca de audiência.

0x0

Podemos espanhol protesta – De Genebra, o partido espanhol Podemos enviou carta à Comissão Europeia exigindo que bloco “condene” o assassinato da vereadora Marielle Franco e que as autoridades em Bruxelas suspendam as negociações comerciais para fechar um acordo de livre comércio entre a Europa e o Mercosul.

0x0

Instituto Lula faz ‘vaquinha’ – Segundo o blog do Josias, às voltas com uma fuga de doadores e um cerco da Receita Federal, o Instituto Lula flerta com a falência. Para adiar o fechamento das portas, a entidade inaugurou na quinta-feira uma vaquinha eletrônica e passou a pede doações pela internet

0x0

Dilma aproveita assassinato – A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) usou as redes sociais ontem, para lamentar o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Pedro Gomes. “O Brasil deve se levantar mostrando sua indignação contra o assassinato da vereadora Marielle Franco”.

0x0

TRF-4 rejeita embargos – A 4ª seção do TRF-4, reunida ontem, rejeitou por unanimidade embargos infringentes de João Claudio Genu, ex-assessor do PP. Genu foi condenado por Sérgio Moro, em 2016, por corrupção e associação criminosa. Recorreu à 8ª turma, que aumentou sua pena para 9 anos e 4 meses de prisão.

Conversando

Notas falsas – Os grupos sociais, com o dedo de alguns segmentos da imprensa, estão colocando notas falsas do momento político, para prejudicar candidatos.

Muita dúvida – Na realidade todos os candidatos estão trabalhando as suas composições e o momento é de conversa com lideranças políticas.

Busca consenso – A formação das chapas majoritárias ainda está um tanto quanto complicada, porque há necessidade de consenso entre aliados.

Rio vai mal – A violência continua no Rio de Janeiro com o apoio de segmentos que são contra a intervenção militar na Segurança do Estado. Inclusive, claro, os bandidos.

Inaugura adutora – Jackson Barreto inaugurou a adutora de Umbaúba, que abrange municípios da região Sul. Alguns povoados viram água encanada pela primeira vez.

Troca de auxílio – Juizes federais podem aceitar o fim do auxílio moradia caso houvesse aumento salarial para toda a classe.

Recebe lideranças – O senador Eduardo Amorim (PSDB) tem recebido lideranças políticas em Brasília e trata sobre pré-candidatura ao Governo do Estado.

Clóvis atua – Aceitem ou não, mas o presidente do PPS, Clóvis Silveira, é quem mais movimenta o partido neste período de movimentação política.

Execução no Rio – A execução da vereadora do Psol é uma demonstração de que os criminosos também visam os bons, desde que seus interesses sejam contrariados.

Leia também