Aracaju, 28 de março de 2024

Traficantes de consciência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Verdadeira ou não, a denúncia de compra de votos contra o senador Eduardo Amorim (PSDB) e os deputados federal André Moura (PSC) e estadual Luciano Pimentel (PSC) reacende o debate sobre a corrupção eleitoral. Em pleno século 21, persiste no Brasil, em particular no Nordeste, o criminoso comércio de consciências, como se o cidadão fosse uma reles mercadoria usada em troca de mandatos eletivos. Agora mesmo, a Justiça Eleitoral de Sergipe condenou por compra de votos os atuais prefeitos de Canindé, Ednaldo da Farmácia (PP), e de Poço Redondo, Ademilson Chagas (PRB). Os políticos que confundem o eleitor com bois de cabresto são uns mequetrefes, mas o sujeito que negocia a própria consciência é tão patife quanto quem compra. O lastimável nisso tudo é que os candidatos sérios, dispostos a trabalhar em favor da coletividade e que não aceitam este jogo safado, acabam sendo derrotados. Claro que é necessário punir os maus políticos, mas enquanto parte do povo continuar vendendo a consciência por alguns trocados, o vergonhoso comércio de votos permanecerá florescente.

Fantasmas assustam

A prisão de Sérgio Costa Viana deixou claro que muita gente fina ainda será atropelada pelo trem fantasma que circulou na Prefeitura de Aracaju. Acusado de facilitar o acesso dos passageiros ao Maria Fumaça conduzido pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM), Sérgio foi preso sob a acusação de obstruir as investigações. Antes dele e pelo mesmo motivo, a ex-presidente do Democratas, Ana Alves, também passou algumas semanas vendo o sol nascer quadrado. Aff Maria!

Comunista reage

Em nota, a Prefeitura de Aracaju informa estranhar a nova ação do Ministério Público, uma vez que, o Tribunal de Justiça já negou a existência de nepotismo na atual administração. “Segundo decisão do judiciário, a nomeação de Mônica Passos não caracterizou ato de improbidade administrativa. O TJ conclui que inexiste relação de parentesco direto entre Mônica e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB)”. Então tá!

Perdas e danos

E o promotor de Justiça Toinho Vila Nova quer ser indenizado por perdas e danos pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Ele não aceita ter sido punido com o afastamento do cargo por 45 dias, sob a alegação de que expos indevidamente o imposto de renda do ex-deputado Sérgio Reis. Segundo o competente e sério promotor, o Conselho preferiu acreditar na palavra do político processado, em vez de considerar todas as provas documentais e testemunhais apresentadas no processo. Homem, vôte!

Olho da rua

O primeiro ato da multinacional Mosaic, recém-chegada em Sergipe, foi promover demissões a torto e a direito. Conforme o deputado federal João Daniel (PT), a empresa americana nova dona da Vale Fertilizantes já demitiu mais de 80 trabalhadores. O parlamentar denuncia que projeto os gringos é colocar no olho da rua cerca de 400 trabalhadores. Um absurdo!

Sinal digital

A Seja Digital estará presente na Feira de Potencialidades, que acontece nesta sexta-feira, no bairro América, em Aracaju. A equipe da entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital estará à disposição para informar sobre o desligamento do sinal, além de fazer o agendamento das famílias com direito a receber gratuitamente o conversor e a antena digital.

Força feminina

Acontece hoje a posse das dirigentes do Mulher-Democratas. Será a partir das 19 horas, no Hotel SESC, localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju. As estrelas da festa demista serão a senadora Maria do Carmo Alves e o pré-candidato a governador Mendonça Prado.

Briga verbal

Não convidem para o mesmo palanque os vereadores aracajuanos Cabo Amintas (PTB) e Professor Bittencourt (PCdoB). O primeiro acusa o comunista de ter feito negociatas com os colegas de parlamento e, por isso, deveria ser preso. No estilo professoral, Bittencourt prometeu processar o militar, lembrando que o ônus da prova é de quem acusa: “Não descerei a um nível tão próximo do esgoto”. Misericórdia!

Erro corrigido

É inconstitucional a regra da minirreforma eleitoral limitando a transferência de recursos do Fundo Partidário para financiar as campanhas de mulheres. Segundo o Supremo Tribunal Federal, o dinheiro deve ser distribuído pelos partidos igualitariamente entre candidaturas de homens e mulheres. A norma derrubada pelo STF determinava que os partidos reservassem o mínimo de 5% e máximo de 15% do Fundo para as campanhas femininas. Vai ser machista assim no inferno!

Folclore em festa

Como parte das comemorações do aniversário de Aracaju, será inaugurado amanhã, o Largo da Gente Sergipana, no centro da capital. A festa prevê um cortejo de grupos culturais, apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, desfile de canoas tototós pelo rio Sergipe e show pirotécnico. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Rumo, em 25 de dezembro de 1953.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também