Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Heleno diz a Jackson que não tomará decisão sem resolver questão jurídica

heleno

O governador Jackson Barreto (MDB) almoçou na quarta-feira (14), em Brasilia, com o ex-prefeito Heleno Silva (PRB) e ouviu dele o alerta de que a base aliada tem dois candidatos que estão com pendências jurídicas: O próprio Heleno e o presidente regional do PT, Rogério Carvalho, ambos prováveis pré-candidatos ao Senado Federal, na chapa majoritária liderada pelo pré-candidato a governador, Belivaldo Chagas (MDB).

Heleno Silva explicou a Jackson a sua situação jurídica e que os “advogados do PRB dizem que é passível, até por lógica, de uma resolução favorável, porque o escritório de advocacia de Sergipe que me defendeu perdeu prazo, não apresentou defesa e teve um momento que a Defensoria Pública da União foi que me defendeu no TRE e eu estava confiando no escritório que contratei no Estado”.

Segundo Heleno, há uma lógica jurídica no PRB de que até o mês de julho, quando se darão as convenções, “Heleno Silva estará elegível. Os advogados do partido estão trabalhando isso e já apresentaram habeas corpus pedindo a minha elegibilidade”.

Sua decisão – Heleno Silva disse a Jackson Barreto, durante o almoço, que estava falando dele [“de mim”]. Deixou claro que não tomará nenhuma decisão sem que essa questão jurídica se resolva, “porque isso é o plano ‘A’ do partido. Nós também temos que trabalhar a eleição do deputado federal Jony Marcos, também uma prioridade partidária, e dos deputados estaduais”.

– Então, nós não tomaremos nenhuma decisão sem que essa solução esteja resolvida. Se ‘Heleno’ pode ou não pode apresentar o seu nome. Se não puder é outra estratégia partidária.

Heleno Silva disse que o PRB tem nomes ‘muito bons’ para a disputa majoritária: “ex-prefeito Ivan Leite, ex-deputado Pastor Mardoqueu e advogado Chico Dantas, que ficarão elegíveis a partir de 6 de abril, porque estarão se desincompatibilizando para ficar elegíveis no caso do PRB usar outros nomes, caso não seja o meu”.

– A grande verdade é que o nosso partido (PRB) cresceu muito. Nós somos uma liderança muito for, não só eu mais o grupo, Heleno, Jaime, Adriana, Ivan Leite, Pastor Eduardo [que será candidato nosso]. Então, por sermos um grupo fortes, os candidatos a governador estão atrás de nós. Belivaldo Chagas (MDB a gente tem uma grande relação, Eduardo Amorim (PSDB) e o próprio deputado federal Valadares Filho tem nos procurado para conversas, disse Heleno.

“A realidade é essa”, disse o ex-prefeito Heleno Silva, repetindo que não vai tomar nenhuma posição porque “estamos dependendo de uma decisão jurídica. Não podemos enganar o povo de Sergipe. Meu nome aparece ‘muito bem nas pesquisas, mas nós temos uma pendenga jurídica, disse Heleno, concluindo que “a gente depende da resolução dela para que o meu nome se efetive, se estabeleça e se lance como pré-candidato ao Senado Federal. Muita coisa vai acontecer, Jackson Barreto colocou isso na mesa de forma lógica e eu também falo de forma muito tranquila”.

Leia também