Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Largo da Gente Sergipana é um marco da cultura popular, diz prefeito

6

O dia de comemorações pelos 163 anos de Aracaju se encerrou com uma grande festa em homenagem à cultura sergipana. Na noite deste sábado, 17, o governador Jackson Barreto e o prefeito Edvaldo Nogueira inauguraram o Largo da Gente Sergipana, instalação artística urbana localizada na avenida Ivo do Prado e integrada ao rio Sergipe, com oito estátuas que representam manifestações folclóricas típicas, além de um píer, uma área de convivência e um atracadouro.

No Largo, estão representados o Lambe Sujo e Caboclinhos, a Chegança, o Cacumbi, a Taieira, o Bacamarteiro, o Reisado, o São Gonçalo, o Parafuso, além do Barco de Fogo. Na inauguração, os grupos folclóricos de cada uma das manifestações se apresentaram em cortejo. A Orquestra Jovem de Sergipe também participou da celebração à cultura sergipana, durante a inauguração que reuniu centenas de pessoas no Centro da cidade.

“Este é mais presente para Aracaju. Um grande presente do governo Jackson Barreto e do Banco do Estado de Sergipe, nesta obra feita em parceria com a prefeitura de Aracaju. O Largo da Gente Sergipana é um marco muito importante da nossa cultura e para o nosso turismo. Aqui estão presentes manifestações culturais que revelam nossa raiz, nossa sergipanidade. O Largo resgata a nossa cultura, estimula as pessoas, sejam elas do Estado ou turistas, a conhecerem a nossa história, as nossas manifestações, os ícones da cultura popular. É um grande cartão postal de Aracaju”, afirmou o prefeito.

Edvaldo destacou que a obra comprova a “visão de futuro” de Jackson Barreto. “Esta obra fará com que as novas gerações conheçam as nossas manifestações culturais. E somente um governador como Jackson Barreto, com o seu histórico de luta pelos menos favorecidos, seria capaz de tornar real uma obra como esta, que exalta a cultura do povo. É o passado, o presente e o futuro dialogando e fortalecendo a nossa sergipanidade”, disse.

Revitalização do Centro

O prefeito também ressaltou que o Largo da Gente Sergipana representa mais uma etapa da revitalização do Centro de Aracaju, processo que contou com a contribuição do próprio Edvaldo em seu mandato anterior e com iniciativas desenvolvidas nos governos estaduais de Marcelo Déda e de Jackson Barreto. Com isto, frisou ele, a cidade já conta com um roteiro turístico do Centro Histórico.

“Fiz a reforma da Praça Fausto Cardoso, transformei o prédio da antiga Alfândega no Centro Cultural de Aracaju. Os governos de Déda e Jackson revitalizaram o Palácio Olímpio Campos e criaram o Museu da Gente Sergipana. Agora, a Prefeitura de Aracaju em parceria com a Universidade Tiradentes fará a revitalização da antiga sede da gestão municipal, transformando-a no Museu de Sergipe”, elencou.

“Toca a alma”

Para o governador Jackson Barreto, o Largo da Gente é “um presente para Aracaju que toca profundamente o coração, a alma e a compreensão da população sobre a cultura popular de Sergipe”. “Eu estou muito feliz, porque sempre amei muito essa cidade, que me deu tudo. E no dia do seu aniversário, não podia ter melhor presente do que o Largo da Gente Sergipana, com essas figuras tão expressivas do nosso folclore e da nossa cultura popular. O Largo vai servir para a visita de estudantes, professores, pesquisadores, vai virar um grande ponto turístico de Aracaju. O Largo é um monumento da cultura popular”, definiu.

O artista plástico Tatti Moreno foi o responsável pela elaboração das esculturas. A professora Aglaé Fontes realizou a curadoria das manifestações folclóricas representadas. o arquiteto e superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, que idealizou a instalação, afirmou que o rio Sergipe “é uma bússola do povo sergipano” e foi determinante para que a capital de Sergipe fosse transferida de São Cristóvão para Aracaju, portanto, frisou ele, “este rio, no aniversário da cidade, recebe e abraça as manifestações da cultura sergipana”.

O projeto é uma realização do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O Largo da Gente foi estrategicamente projetado em frente ao Museu da Gente Sergipana – cuja infraestrutura dará o suporte necessário aos visitantes do Largo, incluindo estacionamento, espaço gastronômico e loja com artesanato local. No total, foram investidos R$ 6.425.530,80, sendo a parte do governo na obra R$ 2,2 milhões, e o valor restante referente aos recursos de patrocínio do Banese, que possui linhas próprias para esse tipo de investimento e não podem ser utilizadas em outras finalidades de governo.

Foto Marco Vieira

Leia também