Aracaju, 29 de março de 2024

Edvaldo Nogueira inaugura nova sede do Procon Municipal

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Um espaço moderno, amplo e confortável. Assim é a nova sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na noite desta sexta-feira, 16. Seguindo a meta de construir uma cidade cada vez mais inteligente, criativa e humana, o órgão conta a partir de agora com o agendamento eletrônico de atendimentos.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju é a primeira cidade do Nordeste a implantar o sistema eletrônico. O objetivo é evitar filas e espera no atendimento, tipo de reclamação comum feita pelos consumidores. “As pessoas não vão precisar ficar numa fila, esperando muito tempo para ser atendidas. Elas, através da internet ou do telefone, agendarão o horário e serão atendidas de maneira muito efetiva. É a Prefeitura, na prática, evitando o que ela combate. Nós não concordamos que as pessoas fiquem 20, 30 minutos na fila, e o Procon dá um exemplo maravilhoso”, afirmou.

O prefeito destaca também que este é mais um passo dado na construção de uma cidade inteligente, o que melhora e facilita a vida da população. “O Procon é o defensor da Lei do Consumidor no nosso país e a Prefeitura de Aracaju inaugura uma sede que vai dá mais agilidade, mais celeridade. Vai tratar de maneira mais competente os problemas trazidos pelos consumidores de Aracaju. A gente usa a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e, acima de tudo, usamos a tecnologia para elevar a qualidade de vida”, pontuou Edvaldo Nogueira.

Maior visibilidade

Localizada na Avenida Barão de Maruim, nº 867, a nova trará maior visibilidade ao órgão e também é mais é acessível ao público. Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, a inauguração da nova sede marca um novo momento na história do Procon e será muito positiva os usuários. “Nós estamos entregando agora uma nova forma de atendimento do Procon, com agendamento online, atendendo as diretrizes do planejamento estratégico, seguindo a missão do prefeito por uma cidade criativa, inteligente, humana.  Nós estamos prontos para atender o cidadão com carinho, com bom acolhimento e mostrando a nova cara da Prefeitura de Aracaju. Uma gestão que tem compromisso com os munícipes”, declarou.

O coordenador geral do Procon, Igor Lopes, salienta também que o novo sistema vai facilitar a relação com o consumidor. “A gente conta com uma nova sede confortável, ampla, de modo que vai poder melhor atender o consumidor que procurar o serviço. O intuito é facilitar cada vez mais essa interação do consumidor com os órgãos de proteção ao consumidor e com as relações de consumo”, disse.

Agendamento

O agendamento será feito através de um sistema online que permite ao usuário ter acesso ao calendário de agendamento. Lá, ele consegue escolher o dia e horário que se encaixe na sua rotina para ser atendido no Procon.

“A partir do momento em que ela entrar no site, ela vai ter opção de dia e horário e vai ser atendida na hora em que ela marcar. Aquelas pessoas que tem dificuldade, não tem computador nem smartphone, podem ligar para o número 151 que a atendente vai fazer o agendamento para que ela seja atendida”, explicou o secretário Luis Fernando Almeida.

Segundo o coordenador do Procon, Igor Lopes, o sistema de agendamento é útil, prático e vai facilitar muito a vida do consumidor. “O sistema é simples, basta que a pessoa faça um cadastro breve, insira alguns dados, e após esse cadastro vai poder entrar, escolher o horário de atendimento. A gente vai dispor de três guichês por horário e a cada meia hora o consumidor vai poder agendar”, explicou o coordenador geral do Procon.

Sobre o Procon

Criado em dezembro de 2013 através da Lei n° 4.483/13 que instituiu o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (Simdecon) e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (Fundecon), o Procon está localizado em uma das principais avenidas da cidade e está de portas abertas para atender os consumidores aracajuanos.

O órgão busca aprimorar sua atuação, ampliando o acesso aos serviços, dinamizando as modalidades de atendimento e promovendo o empoderamento do consumidor quanto aos seus direitos.

Além do atendimento ao consumidor, desde o segundo semestre de 2017, já foram realizadas 10 operações de fiscalização, algumas em parceria com a Vigilância Sanitária. Além disso, foram realizadas centenas de averiguações de denúncias e atendimentos às demandas do Ministério Público Estadual.

PMA

Foto Marco Vieira

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