Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Evento celebra dia do artesão no Centro de Arte e Cultua J. Inácio

7

Para celebrar o Santo Padroeiro do Artesanato, nesta segunda-feira, 19, o os Artesãos louvam a proteção de São José, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na Avenida Santos Dumont – Orla de Atalaia. É aberto ao público e terá a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de Sergipe, a partir das 16h.

“O momento também servirá para a confraternização dos artesãos e a entrega de certificados de conclusão de uma série de oficinas realizadas na última semana sobre diversas técnicas, como cerâmica, renda irlandesa, mosaico, entre outras”, explica Guga Viana, diretor da casa. O evento é organizado pela Associação dos Artesãos e pela direção do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seidh).

A profissão de artesão é regulamentada pela Lei nº 13.180, de 23 de outubro de 2015, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos. Só no ano passado, em Sergipe, a Seidh contabilizou 3.858 artesãos e dois Mestres Artesãos, 20 associações, cooperativas e grupos cadastrados, a quem presta suporte e orientação.

Através da Gerência Geral de Atividades do Artesanato, a Seidh é responsável por realizar o cadastro de artesãos na capital e nos municípios para a aquisição da Carteira Nacional de Artesão, instituída pela Portaria n°14/2012- SCS e válida por 04 anos em todo o território nacional, como um importante instrumento que permite o acesso dos trabalhadores artesãos a direitos, cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo Programa do Artesanato Brasileiro – PAB.

Em 2017, foram gerados cerca de R$ 200 mil em renda para os artesãos sergipanos de diversos municípios, como resultado das vendas dos seus produtos em eventos locais realizados pela Seidh, como o Bazar de Artesanato – “Dia das Mães”, a Feira de Artesanato e Comidas Típicas do Arraiá do Povo, a Feira de Artesanato de Natal; e também eventos nacionais, para onde foram levados pelo Governo de Sergipe, como o 9º Salão de Artesanato (DF), a XVIII Fenearte (PE) e a 28ª Feira Nacional de Artesanato (MG).

Foto Jadilson Simões

Leia também